Índios fecham ponte que liga PE a BA em protesto a falta de auxílio a aldeia

G1- http://g1.globo.com - 01/02/2017
Foi interditada na tarde desta quarta-feira (1o) a ponte Presidente Dutra que liga Petrolina, no Sertão de Pernambuco à cidade baiana de Juazeiro. Cerca de 50 índios da aldeia Chapada do Imbu Tumbalalá Mata, do município de Curaçá, na Bahia, protestaram contra a falta de auxílio do governo a aldeia indígena.

O cacique Ivanildo Rodrigues Barbosa disse que a aldeia Chapada do Imbu Tumbalalá Mata vive há mais de 400 anos no território baiano, e que devido as péssimas condições, os índios resolveram protestar em busca dos seus direitos. "A gente não tem médico, não tem ambulância. Eu sou o cacique da aldeia e trabalho de diária para sobreviver. Estamos fechando a ponte, e ninguém vai e ninguém vem, enquanto não vier alguma autoridade competente para que possa assinar um papel dizendo que nossos direitos vão ser liberados", ressaltou.

A vice-cacique Lilian Gomes disse que a situação é difícil na aldeia indígena. "Está faltando alimentação, a boa educação, saúde, agente de saúde. Não tem nada lá, auxílio nenhum. Nós viemos atrás dos nossos direitos", relatou.

Os índios interromperam o trânsito nos dois sentidos da ponte Presidente Dutra, o que causou transtornos para quem precisava fazer a travessia entre as cidades. "Eles estão interrompendo o que a gente tem que fazer no nosso dia a dia, mas de uma hora e meia que estou parado na ponte", relatou o profissional de marketing, Acleciano Nunes Nery.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tentou negociar com os índios para a liberação de uma das vias, mas os manifestantes disseram que só vão sair quando um representante do Ministério Público atender as reivindicações. A ocupação durou cerca de uma hora e terminou por volta das 17h20.



http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2017/02/indios-fecham-ponte-que-liga-pe-ba-em-protesto-falta-de-auxilio-aldeia.html
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Tumbalalá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.