MPF apura se fazendeiros alteraram limites de terra indígena em MT

G1- http://g1.globo.com - 13/03/2017
O Ministério Público Federal (MPF-MT) em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, instaurou um inquérito civil para apurar e cobrar da Fundação Nacional do Índio (Funai) providências para que a Terra Indígena Capoto/Jarina seja reavivada e que sejam verificadas possíveis invasões da área por grileiros e fazendeiros.

A terra indígena está localizada, em sua maioria, em Peixoto de Azevedo, município a 692 km de Cuiabá. O G1 não conseguiu contato com a Funai.

O MPF relata que foi procurado por índios da etnia Kayapó, em 2013, sendo informado na ocasião de que a terra em que moram estaria sendo invadida, principalmente no trecho localizado próximo ao Rio Jarina, e que eles suspeitavam que os marcos delimitantes da terra indígena teriam sido alterados.

Na ocasião, após oficializar a Coordenação da Regional Norte da Funai em Mato Grosso, o MPF foi informado de que ações de fiscalização e vigilância nos limites da terra indígena permitiram a constatação de que havia necessidade de reaviventação dos limites, bem como foi percebido indícios de invasão em uma faixa de avanço de divisa de aproximadamente 50 metros.

Em 2016, a Coordenadoria da Funai informou ao MPF, ainda, que a Gleba Territorial Jarina foi homologada e registrada com dimensão de 30.5869.8088 hectares, estando no aguardo do processo de desobstrução, uma vez que foi ocupada por grileiros e fazendeiros.



http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2017/03/mpf-apura-se-fazendeiros-alteraram-limites-de-terra-indigena-em-mt.html
PIB:Leste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Capoto/Jarina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.