Índios impedem técnicos na José Boiteux

1 News 1news.com.br - 31/05/2017
O Diário Catarinense, noticiou nesta tarde (31), em seu síte que ontem à noite, vários técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina foram impedidos de entrar na barragem de José Boiteux. Quem barrou a entrada dos técnicos foi um grupo de índios. Entretanto, o mesmo jornal informou que o tenente-coronel Emerson Neri Emerim já está em contato com a Fundação Nacional do Índio procurando resolver o conflito.

Os técnicos foram à barragem de José Boiteux para fazer uma avaliação dos danos dos indígenas. Com essa inspeção eles pretendiam saber quanto irá custar a reforma ao governo Federal e, ao mesmo tempo, tentar planejar como serão feitas as obras da barragem que é a mais importante no Rio Itajaí-Açu.

Até essa tarde de quarta-feira o Epagri/Criam, o setor de hidrologia responsável pelo monitoramento dos rios, não sabia ainda qual a situação atual na barragem de José Boiteux.

A barragem de José Boiteux situa-se no Vale do Itajaí e foi ocupada por indígenas em 2015. Desde então que está sem condições de operação. Nesta semana, depois da situação crítica causada pela chuva, a Defesa Civil de Santa Catarina conseguiu através do Ministério Público Federal que Jaimerson Espíndola, o coordenador regional da Defesa Civil em Rio do Sul, tenha acesso ao empreendimento para que possa fazer uma importante vistoria.



http://www.1news.com.br/noticia/18085/brasil/indios-impedem-tecnicos-na-jose-boiteux-31052017
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Ibirama-La Klãnõ
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.