Após 3 anos, indígenas liberam passagem de técnicos na barragem de José Boiteux

G1 g1.globo.com - 02/06/2017
Depois de três anos, os indígenas liberaram nesta sexta-feira (2) o acesso dos técnicos à barragem de José Boiteux, no Vale do Itajaí. A manutenção dos equipamentos ficou para a próxima semana, como mostrou o RBS Notícias.
Antes de qualquer negociação, os representantes do governo do estado ouviram uma série de desabafos dos indígenas. A principal queixa deles é com relação à promessa do estudo de impacto socioambiental da barragem. Este é um dos itens do acordo fechado em 2015 entre os índios e os governos estadual e federal, que ainda não foi cumprido.
"Pode-se mensurar dados que podem garantir uma indenização para comunidade que isso pode reverter em patrimônio, melhorias para a comunidade", disse o técnico da Fundação Nacional do Índio (Funai) João Batista Oselame.
Promessa
Foram duas horas e meia de conversa até os índios permitirem o acesso à sala de controle da barragem. Para conseguir o acesso, os representantes da Defesa Civil se comprometeram em viabilizar uma reunião com o governo federal ainda na semana que vem.
"Não é verdade que a comunidade impede a operação da barragem, tá aí livre. Os técnicos da Defesa Civil vão visitar agora para, na medida do possível, arrumar alguma coisa que está falando", disse Brasilio Priprá, cacique interino da Terra Indígena cacique Interino da Terra Indígena.
A visita ao interior da barragem durou quarenta minutos, mas os índios não permitiram o acesso da imprensa ao local.
Operação
Segundo os técnicos, o painel de controle e os dois motores usados para acionar as comportas sumiram. Ainda assim, garantem que, se for necessário, há como operar a barragem.
"Se fosse necessário fechar as comportas, seria necessário umas cinco horas de serviço", disse o mecânico Antonio Murara.
"Durante essa semana, no máximo segunda ou terça-feira já teremos um custo, uma estimativa do valor para deixar em ordem novamente a barragem", disse Ítalo Goral, secretário da ADR de Rio do Sul.



http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/apos-3-anos-indigenas-liberam-passagem-de-tecnicos-na-barragem-de-jose-boiteux.ghtml
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Ibirama-La Klãnõ
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.