Indígenas do sudoeste maranhense relatam ameaças de madeireiros

Rádios EBC radios.ebc.com.br - 13/06/2017
Indígenas do povo Gavião, da Terra Indígena Governador, região sudoeste do Maranhão, relatam ameaças de madeireiros. Desde ontem eles temem invasões na aldeia Rubiácea e novo conflito.

Segundo a liderança indígena Marcelo Gavião, a entrada de madeireiros na Terra Indígena tem sido frequente e os próprios indígenas fazem a guarda florestal. Mas na segunda-feira (12), após os indígenas tentarem bloquear a entrada dos caminhões, os madeireiros ameaçaram invadir uma das aldeias.

Marcelo Gavião afirma que já fez denúncia à Polícia Militar em Amarante, mas que até o momento nenhum policial apareceu.

O coordenador Regional da Funai no Maranhão, Francisco Martins, disse que estava enviando um comunicado para a presidência da Funai sobre as ameaças. Francisco ainda aguarda um relato oficial da Coordenação Técnica Local para fazer uma denúncia à Polícia Federal sobre o caso.

Há pouco mais de um mês, também no Maranhão, cerca de 200 homens armados atacaram indígenas Gamela. Na ocasião, pelo menos treze indígenas feridos foram internados em hospitais de São Luís e no interior do estado. Um deles levou dois tiros, outro sofreu sérios ferimentos numa das mãos por golpes de facão.



http://radios.ebc.com.br/reporter-amazonia/2017/06/indigenas-do-sudoeste-maranhense-relatam-ameacas-de-madeireiros
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Governador
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.