Supremo mantém demarcação do Parque Indígena do Xingu

Os Divergentes osdivergentes.com.br - 18/08/2017
Agosto de 2008. Índias de Roraima aguardam na portaria do Supremo Tribunal Federal autorização para assistirem à sessão de julgamento da demarcação do território Raposa Serra do Sol.

Como acontece nas capitais de outros países, também Brasília recebe grupos de todas as categorias que acompanham de perto o desenrolar dos assuntos de seus interesses nas cortes de justiça. É, por exemplo, o caso da fixação da reserva Raposa Terra do Sol, na fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana. São fatos que jamais a mídia deixa de registrar, pois são de grande importância e resultam imagens que compõem a história do Brasil.

Nesta semana o STF deu por encerrado um tema que aguardava julgamento há muito tempo: deve ser mantida a atual demarcação do Parque Nacional do Xingu, as terras onde habitam 14 etnias indígenas. E também aplicaram a mesma decisão aos territórios dos Nhambiquaras e Parecis. Os sete ministros da Suprema Corte presentes à sessão - Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello- ainda negaram indenização à receita de Mato Grosso. E, mais, determinaram que o governo daquele estado pague à União as custas do processo, calculadas em cem mil reais.


https://osdivergentes.com.br/orlando-brito/supremo-mantem-demarcacao-do-parque-indigena-do-xingu/
PIB:PIX

Related Protected Areas:

  • TI Raposa Serra do Sol
  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.