MPF/SC se reúne para definir regras das eleições na Terra Indígena La-Klãnõ

MPF mpf.mp.br - 17/08/2017
A Procuradoria da República em Rio do Sul (SC) sediou, nessa quarta-feira (16), uma reunião com a presença das lideranças e do juiz da Terra Indígena La-Klanõ, da coordenadora técnica local da Fundação Nacional do Índio (Funai) de José Boiteux (SC) e da procuradora da República Lucyana Marina Pepe Affonso. O objetivo foi definir as regras das eleições para caciques regionais e cacique presidente, que serão realizadas no próximo domingo, dia 20 de agosto.

A Constituição Federal e normas internacionais determinam ser obrigação do Estado incentivar o fortalecimento da organização social, cultura e instituições próprias indígenas.

A Terra Indígena La-Klãnõ é constituída pelas Aldeias Plipatol, Coqueiro, Palmeira, Figueira, Sede, Pavão, Toldo e Bugio. Localizada entre os municípios de José Boiteux, Vitor Meireles, Doutor Pedrinho, Itaiópolis e Rio Negrinho, a Terra Indígena Ibirama-La Klãnõ foi criada inicialmente em 1926, pelo Governo do Estado de Santa Catarina, e posteriormente demarcada por Decreto Presidencial s/n de 15/02/1996 (DOU 16/02/96).

Possui atualmente uma área declarada de 37.108 ha, na qual vive uma população de mais de 2.000 indígenas e é integrada por três etnias: Xokleng, Kaingang e Guarani.



http://www.mpf.mp.br/sc/sala-de-imprensa/noticias-sc/mpf-sc-se-reune-para-definir-regras-das-eleicoes-na-terra-indigena-la-klano
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Ibirama-La Klãnõ
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.