Índios passam madrugada no escritório da Presidência na Av. Paulista por reserva no Jaraguá

G1 - http://g1.globo.com - 31/08/2017
Índios guaranis passaram a madrugada desta quinta-feira (31) no saguão de entrada do escritório da Presidência da República em São Paulo, na Avenida Paulista. Eles ocuparam o prédio por volta das 9h30 desta quarta-feira (30) em um protesto pela revogação da portaria do Ministério da Justiça que anulou a declaração da Terra Indígena Jaraguá, no Norte da capital paulista.

A noite e a madrugada foram de cantoria e protesto no edifício. "A gente está cantando, rezando. A gente pede força, energia pra passar a noite aqui, passar duas, três noites se precisar", disse Maria, que vive em uma terra indígena de Parelheiros, na Zona Sul, e foi ao local para apoiar os índios de Jaraguá. "São nossos parentes. Estamos lutando pela nossa terra, por aquilo que é nosso e foi tirado", completou ela.

O governo federal anulou a portaria no 581, de 2015, que garantia mais de 500 hectares de terra aos guaranis. Para isso, alegou "erro administrativo no procedimento inicial, que resultou em demanda de alteração da dimensão da terra indígena para 512 hectares".

O texto diz ainda que a área "foi demarcada sem a participação do Estado de São Paulo na definição conjunta das formas de uso da área". Para a revogação, também diz que a terra indígena Jaraguá tem a extensão de aproximadamente 3 hectares.

O coordenador da comissão Guarani Ivyrupa, Marcos Tupã, era um dos índios no hall de entrada do prédio da Presidência e disse que foi "com muita luta" que os guaranis conseguiram a portaria com o ministro anterior, que acabou revogada. "Estamos aqui para o reconhecimento do nosso território", afirmou ele.

A comissão Guarani Ivyrupa é uma representação do povo Guarani que atua no sul e sudeste por reconhecimento territorial. A Terra Indígena Guaranis tem quase 700 pessoas, sendo que mais de 400 são crianças. Elas aprendem o guarani antes do português. Os índios vivem em condições precárias, e muitos recebem o Bolsa Família. A maioria das casas é feita de chapas de madeira e chão de barro.

Apesar do protesto, o escritório funciona normalmente, e os funcionários estão entrando por outra entrada. A Polícia Militar acompanha a ocupação, que, ao menos até o começo da manhã desta quinta, acontecia de forma pacífica.



http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/indios-passam-madrugada-no-escritorio-da-presidencia-na-av-paulista-por-reserva-no-jaragua.ghtml
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Jaraguá
  • TI Tenondé Porã
  • TI Jaraguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.