Conflitos entre índios tem origem em disputa por dinheiro de arrendamento de terras, diz PF

G1 g1.globo.com - 19/09/2017
Lideranças indígenas da Reserva do Ligeiro, em Charrua, no Norte do Rio Grande do Sul, devem se reunir nesta terça-feira (19) na Fundação Nacional do Índio (Funai), em Passo Fundo, para buscar uma solução para os conflitos, que já resultaram em uma morte. A polícia acredita o conflito é motivado pela disputa pelo dinheiro gerado a partir do arrendamento de terras.

O clima voltou a ficar tenso na região no domingo (17), quando um indígena foi morto no Ginásio Municipal de Charrua, o que fez com que as aulas fossem canceladas. O autor do homicídio foi identificado pela Polícia Federal.

A disputa pela liderança na reserva motivou a divisão entre os índios, que fez com que cerca de 400 deles fossem expulsos do local. Primeiro eles ficaram alojados na sede da Funai em Tapejara, e depois foram levados para o ginásio municipal.

"Primeiro que existem sempre dois grupos brigando pelo cacicado, porque é onde permanece o dinheiro dos arrendamentos. Ponto dois: a ociosidade do indígena, que arrenda as terras que lhe são facultadas pela União, e eles ficam - não todos - mas boa parte ociosa, sem fazer nada, e arrumam esses problemas", afirma o delegado da Polícia Federal, Mauro Vinícius de Moraes.

De acordo com testemunhas, os responsáveis pela morte ocorrida no domingo teriam entrado com um carro no pátio do ginásio. Em seguida teriam atirado e atingido a vítima.

Zacarias Lalau, de 26 anos, foi ferido na perna e chegou a ser socorrido, mas não resistiu ao ferimento.Ele foi enterrado ainda na segunda-feira (18).

Como o ginásio fica próximo a duas escolas, a Secretaria de Educação do município suspendeu novamente as aulas. Sendo que no início do mês, as atividades já tinham sido canceladas, deixando mais de 300 estudantes sem aulas.

"Esse confronto foi aqui no pátio do ginásio municipal, e se isso acontecer no período de aula, poderia afetar ou atingir algumas crianças da nossa escola. Então mediante esse conflito a gente resolveu suspender as aulas por tempo indeterminado até que essa situação não se normalize", justificou o secretário de Educação de Charrua, Leocir Mezadri.

Representantes da Funai e da Polícia Federal se reúnem com para buscar uma solução para o conflito, que já dura um mês e resultou no incêndio de casas e veículos dentro da reserva, além da expulsão de centenas de indígenas.

"Em alguns momentos se avançou, mas não se chegou a uma solução desse impasse. Nos preocupa muito por isso que a gente continua tentando. Haveremos de, num futuro próximo, encontrar solução porque esse é nosso dever e nosso objetivo", promete o coordenador regional da Funai em Passo Fundo, Lauriano Ártico.

Cinco pessoas foram presas na semana passada durante uma operação da Polícia Federal e do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar para amenizar os conflitos violentos.




https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/conflitos-entre-indios-tem-origem-em-disputa-por-dinheiro-de-arrendamento-de-terras-diz-pf.ghtml
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Ligeiro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.