"Dia D da Saúde Indígena"

Diário Digital - http://www.diariodigital.com.br - 09/10/2017
Equipes da Saúde Indígena, Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Prefeitura vistoriaram área da Aldeia Cachoeirinha, no polo de Miranda para estabelecer plano de trabalho para o "Dia D da Saúde Indígena" que deverá ser realizado nos dias 11 e 12 de novembro, numa parceria entre o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Mato Grosso do Sul, por meio da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DISAI).

Por movimentar um contingente grande de profissionais da saúde, além de containers, carretas, tendas e instalações, as equipes do DSEI, SES e Prefeitura Municipal estiveram na sexta-feira (6) no local pré-determinado para o evento fazendo avaliações técnicas e definir terraplenagem, instalações elétricas e hidráulicas, layout e transporte de toda a estrutura.

Participaram do encontro o coordenador da Funai no estado, Paulo Rios, as equipes técnicas da SES, do DSEI, da Prefeitura, da UFMS além de caciques e líderes das aldeias atendidas pelo polo de Miranda: Argola, Babaçu, Cachoeirinha, Lagoinha, Lalima, Moreira, Morrinho, Passarinho e acampamento Mãe Terra, que abrangem 7.357 indígenas.

Representando a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a dra. Ana Rita ressaltou a importância da parceria, não apenas para a comunidade que será atendida, mas para alunos e professores que tratarão com as etnias indígenas e suas particularidades. Wanderley Guenka, chefe do DIASI, lembrou que 70 profissionais da saúde do DSEI estarão envolvidos no projeto reforçando um trabalho que vem se aprimorando com a capacitação de mais de 600 profissionais apenas entre março e outubro deste ano, na atenção básica à saúde indígena, função exercida pelo DIASI.



http://www.diariodigital.com.br/geral/clima/163867/
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Cachoeirinha
  • TI Lalima
  • TI Pilade Rebuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.