Justiça anula títulos de propriedades em terra indígena

Radioagência Nacional radioagencianacional.ebc.com.br - 16/10/2017
O juiz federal Ciro José de Andrade Arapiraca declarou nulos os títulos de propriedade dos imóveis das Glebas Tabatinga III e Tabatinga II, localizados nos 1.104 hectares que estão inseridos no perímetro da Terra Indígena Bakairi, no município matogrossense de Paranatinga.


O magistrado seguiu o parecer favorável do Ministério Público Federal (MPF) no estado. A ação foi proposta pela União e pela Fundação Nacional do Índio (Funai) que argumentaram que por se tratarem de terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas, devidamente demarcadas e homologadas, não poderiam ter sido alienadas pelo Estado de Mato Grosso.


Segundo informações divulgadas pelo MPF, os fazendeiros chegaram a alegar que teriam adquirido os imóveis de boa-fé, antes da declaração da terra como indígena.


Para os produtores não havia comprovação de que as terras eram ocupadas anteriormente por índios, mas a Justiça Federal indeferiu as alegações.


O Cartório de Registro de Imóveis de Paranatinga será oficiado para que sejam tomadas as providências pertinentes a partir da sentença.


A Terra Indígena Bakairi possui pouco mais de 61 mil hectares.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-10/justica-anula-titulos-de-propriedades-em-terra-indigena
PIB:Leste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Bakairi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.