Chega a 13 número de fazendas no Pantanal de MS ocupadas por indígenas, dizem produtores

G1 g1.globo.com - 25/11/2017
O número de fazendas ao redor da reserva indígena kadiwéu, na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, ocupada chegou a 13 neste sábado (25), segundo os produtores rurais, representado pelo advogado Carlos Fernando de Souza. O grupo ocupa as fazendas desde a última quarta-feira (22).

A reportagem não conseguiu contato com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o cacique que lidera as ocupações.

"Os proprietários estão fora, os empregados dentro da propriedade, os indígenas proibindo que se entre nas propriedades. Hoje temos aproximadamente 130 índios que estão fazendo base na fazenda Baía da Bugra", afirmou o advogado.

Para as ações, os indígenas utilizaram uma caminhonete da Prevfogo, um programa de redução de incêndios florestais do Ibama. O coordenador do Ibama do estado, Márcio Yule, disse que está tentando contato com o cacique para recuperar o veículo.

Os indígenas reivindicam uma área de 140,9 hectares devolvida aos fazendeiros que foi incluída pela Funai quando a reserva foi demarcada em 1981. A área da reserva foi doada pelo governo federal aos índios, em 1903, como forma de agradecimento por terem lutado na Guerra do Paraguai.

A disputa entre índios e produtor rural começou em 1984. Os fazendeiros começaram a reivindicar essa área na região de Corumbá, Miranda e Bodoquena alegando que já havia títulos da terra. A briga foi parar na justiça.

A ação chegou a ficar parado por 25 anos no Supremo Tribunal Federal (STF) e depois desse tempo o ministro Celso de Mello declinou competência e determinou envio do processo à justiça estadual. Desde 2012, quando teve a primeira ocupação, a ação tramita na 2ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande. Naquela época, a justiça determinou reintegração de posse aos fazendeiros.



https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/chega-a-13-numero-de-fazendas-no-pantanal-de-ms-ocupadas-por-indigenas-dizem-produtores.ghtml
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Kadiwéu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.