A batalha de quem tem na beira da estrada um meio de vida

Globo Rural - https://revistagloborural.globo.com/Colunas - 18/04/2018
A batalha de quem tem na beira da estrada um meio de vida
Equipe do Caminhos da Safra encontra indígenas, vendedores de pinhão e borracheiros, que contam suas histórias

POR RAPHAEL SALOMÃO, DE PARANAGUÁ (PR)

Entre perímetros urbanos, instalações de empresas e cooperativas agropecuárias e lavouras, a BR-277 também passa por uma terra indígena. Na altura do quilômetro 487, já em Nova Laranjeiras, uma placa avisa da área de aldeia, em um trecho margeado por vegetação e barraquinhas onde se espera por algum motorista interessado.

Nessa região, está a Terra Indígena Rio das Cobras. De acordo com o site Terras Indígenas do Brasil, mantido pelo Instituto Socioambiental (ISA), é uma área com 19 mil hectares de mata atlântica, declarada em 1984 e homologada em 1991.

A população é de 3,25 mil indígenas Guarani, Guarani Mbya e Kaingang, dado de 2014. Mas já foi bem menor. Em 1989, o lugar era ocupado por 1,596 mil habitantes.

Em uma busca rápida pelo noticiário sobre a região, boa parte destaca a situação de vulnerabilidade dos indígenas. Mas há também relatos de iniciativas de apoio, como projetos de incentivo ao cultivo e consumo de peixes, realizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

"O projeto busca fomentar o consumo de peixes e incentivar boas práticas de cultivo em viveiros implantados na Terra Indígena, visando contribuir para a inclusão da piscicultura como sistema produtivo", diz a universidade, em comunicado divulgado no dia 3.

Mas, na rodovia, bastam poucos minutos de observação para perceber que, em meio ao movimento de carros e caminhões, principalmente, é como se os indígenas ali não estivessem. Por isso, talvez, tenha sido tamanha a curiosidade quando o caminhão de reportagem encostou. Enquanto crianças corriam para ver a máquina mais de perto, adultos olhavam desconfiados.

Foi nesse ponto que a reportagem encontrou duas senhoras trabalhando na confecção e venda de instrumentos artesanais feitos de taquara. Cestos, vasos, chapéus coloridos e na cor natural da palha, enfeites e conjuntos de arco e flecha que, segundo elas, é para divertir as crianças.

Uma delas identificou-se como Santa. Disse ter 82 anos e pertencer à etnia Kaingang. Sorridente em alguns momentos, usando um vestido florido, parecia não se incomodar enquanto o fotojornalista Fernando Martinho a retratava exibindo suas habilidades em raspar taquara com uma faca de cozinha e trançar as ripas com as linhas, dentro da barraquinha, atrás do varal onde os produtos estavam expostos.

"Veio fazer foto do índio pra vender?", questionou a outra senhora, mais séria e com olhar desconfiado para os homens brancos que, de repente, chegaram ali com papel, caneta e máquina fotográfica, perguntando sobre o que faziam.

Ela se identificou como Alzira, também disse ter 82 anos e ser pertencente à etnia Kaingang. À frente da "vitrine", é ela que tenta convencer os compradores. "Compra, que ajuda", disse várias vezes.

Usava um vestido amarelo, um dos seus chapéus de palha, chinelos de dedo e um colar com um pingente de Nossa Senhora Aparecida, de quem se diz devota. Contou que estava ali todos os dias, o dia todo, e que vinha da aldeia à pé.

"De tarde, dá fome", lamentava a idosa de frases curtas e poucas palavras. Nada parecia querer, além de ajuda. Enquanto Globo Rural esteve ali, ninguém parou. A equipe de reportagem partia para não voltar. O caminho ainda era longo e só restou registrar aquela situação.
João do pinhão

Bem mais à frente, pouco depois de Guarapuava, os produtos oferecidos à beira da estrada ficam mais diversificados: frutas, hortaliças. Tinha também pinhão, como o que era vendido por João Horst. O pacote com três quilos saía por R$ 20.

"Esse ano deu pouco pinhão. É o ciclo, né? Um ano é bom, outro não", explica, diante da banca em frente à pequena propriedade rural onde vive. "O pessoal é exigente. Se o pinhão não estiver brilhante, não compra", lamenta.

Horst conta que resolveu vender o pinhão em frente de casa há quatro anos. Enquanto conversou com a reportagem, três carretas pararam e os motoristas compraram o produto. No pequeno sítio, ele diz ter uma plantação de erva mate, que vende por arroba para ervateiras.

Tudo é para completar a renda. Aos 53 anos, João diz viver da aposentadoria, conseguida por motivo de saúde. "Tenho que tomar 13 comprimidos por dia", lamenta.
Sonhando com o restaurante
Já na descida da Serra do Mar, próximo de Paranaguá, o Caminhão do Caminhos da Safra encostou em frente a uma borracharia. Não havia problema com os pneus. Mas o local era uma parada segura para a reportagem captar boas imagens da bela paisagem da Mata Atlântica.

Borracheiro há 28 anos, Adenilson Dolla presta o serviço em um pequeno estabelecimento. Simples, mas equipado para atender quem passa pelo ponto. Ele conta que também presta socorro onde o veículo está parado com problema.

Mas o serviço tem sido fraco ultimamente, lamenta. "Com esses pneus sem câmara, só dá problema se estourar mesmo. Pneu sem câmara não fura", diz ele. Enquanto contava sua história para o Caminhos da Safra, trocava o pneu de uma motocicleta. Tinha câmara de ar.

A borracharia fica em frente a uma pequena propriedade, onde ele diz viver com outros integrantes da família. A casa onde mora fica ao lado do estabelecimento. Próximas, ele aponta as do pai e do irmão, "cada um com a sua casinha".

Aos poucos, com o dinheiro que dá, está construindo uma nova casa em cima da borracharia. Diz que ele mesmo compra o material e toca a obra. Há quatro anos. "Quando terminar, quero reformar a outra casa e transformar em um restaurante. Se eu tivesse renda fixa, dava para fazer. Como não tenho, tem que ir aos pouquinhos."

https://revistagloborural.globo.com/Colunas/caminhos-da-safra/noticia/2018/04/batalha-de-quem-tem-na-beira-da-estrada-um-meio-de-vida.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Rio das Cobras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.