Indígenas também entram com ação no STF para fechamento da fronteira com Venezuela

O Globo https://oglobo.globo.com/ - 10/05/2018
BRASÍLIA - Entidades representantes de 13 mil indígenas do estado de Roraima moveram uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), ondem pedem que a ministra Rosa Weber determine o fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela. Diariamente, cerca de 800 venezuelanos atravessam para o lado brasileiro fugindo do caos no país de Nicolás Maduro.

A ação foi movida por etnias como Macuxi, Taurepang, Wapichana e Sapará, e definida durante uma Assembleia Extraordinária realizada nos dias 3 e 4 de maio. Na ação, os indígenas afirmam que têm sentido diretamente os impactos sociais da imigração desordenada de venezuelanos para o Brasil.

"É fato que a falta de controle sanitário, por parte daqueles que guardam a fronteira, tem prejudicado de modo relevante as condições de saúde da população indígena estabelecida na fronteira, haja vista principalmente os dados da saúde pública que indicam a constatação de dezenas de casos de sarampo no estado de Roraima", diz um trecho do documento.

As entidades também reclamam da falta de critérios mínimos para o recebimento dos venezuelanos em solo brasileiro. "Nesse ponto, há que se registrar que as condições de precariedade com que os venezuelanos se estabelecem no estado de Roraima, bem como a falta de controle mínimo na entrada de tais estrangeiros, têm causado grande impacto nas diversas áreas de serviços públicos, especialmente na saúde, segurança e educação".

A população indígena diz que as unidades de saúde do estado " têm suportado enorme dificuldade para atendimento, haja vista a precariedade do serviço, ocasionada especialmente pelo aumento substancial e repentino de pacientes venezuelanos".

No que tange à segurança, a ação destaca que as comunidades indígenas têm sido surpreendidas com a presença de criminosos que atravessam a fronteira e se estabelecem na região portando arma de fogo, "além de já terem sido registrados casos de violência contra indígenas, praticados por estrangeiros que cruzaram a fronteira.

Outra questão definida em assembleia, e destacada na ação, diz respeito à entrada de indígenas venezuelanos pela fronteira. "Convém frisar que o indígena venezuelano possui outra cultura, outros costumes, e, portanto, a entrada de tal população de modo descontrolado, como vem ocorrendo, poderá desencadear verdadeira crise social entre os povos indígenas dos dois países", alerta a ação.



https://oglobo.globo.com/brasil/indigenas-tambem-entram-com-acao-no-stf-para-fechamento-da-fronteira-com-venezuela-22671044
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI São Marcos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.