"Guardiões da Amazônia" interceptam madeireiros ilegais para proteger tribo isolada

Survival International survivalinternational.org - 22/05/2018
Na Amazônia maranhense, membros de um povo indígena patrulhando sua floresta para proteger seus parentes isolados de madeireiros ilegais interceptaram uma gangue madeireira bem conhecida, queimaram seu caminhão e os expulsaram da floresta.

O grupo, conhecido como Guardiões da Amazônia, está defendendo uma área que, de acordo com um estudo recente, é parte da região mais ameaçada na Amazônia.

Esta área é lar para um grupo de indígenas isolados Awá, um povo com grande conhecimento sobre a floresta e afinidade com animais, e que pode ser aniquilado se tiver contato com os madeireiros.

Os Guardiões, membros do povo Guajajara, encontraram recentemente abrigos abandonados dos Awá próximos de onde os madeireiros operam.

Apesar de a área ter de ser protegida, de acordo com a Constituição Federal, a falta de proteção pelo governo brasileiro e o perigo extremo sofrido pelos Awá isolados forçaram os Guardiões a se mobilizarem.

Agora, eles temem uma retaliação violenta. Três Guardiões foram assassinados por madeireiros em 2016, e eles já sofreram ataques incendiários e são frequentemente vítimas de ameaças de morte.

Vídeo no Vimeo: https://vimeo.com/271242996

Os Guardiões enviaram uma filmagem do caminhão queimando e carregado de madeira cortada ilegalmente à Survival International, juntamente com a mensagem: "Por favor mostre ao mundo a realidade que enfrentamos. Sabemos que é perigoso e que temos inimigos mas agora não é o momento para se esconder. Queremos que vocês divulguem isso ao mundo para que possamos continuar a proteger nossa floresta."

A Survival International escreveu com urgência ao governo brasileiro pedindo para a proteção imediata e duradoura dos Guardiões e da área que eles estão lutando para proteger. A Survival também está pedindo ao público que envie emails em apoio aos Guardiões para ministros brasileiros através desta página.

O diretor da Survival, Stephen Corry, disse: "Os territórios indígenas são as melhores barreiras ao desmatamento, e estes Guardiões estão defendendo a última parte verde em um mar de desflorestamento. É mais uma prova de que os povos indígenas são os melhores conservacionistas e guardiões do mundo natural. Os Guardiões são praticamente as únicas pessoas entre os madeireiros e os Awá isolados, que ainda resistem nesta floresta. A falta de ação do governo brasileiro frente ao crescente desmatamento ilegal é vergonhosa."

A pré-candidata à Vice-Presidência, Sônia Guajajara, pertence ao mesmo povo que os Guardiões e é a primeira indígena a concorrer ao cargo. Sua campanha é baseada em uma plataforma pelos direitos indígenas e pela proteção ao meio ambiente e acontece no contexto de um clima político no país que é o mais hostil aos povos indígenas desde o fim da ditadura militar em 1985.

Ela disse hoje: "O povo indígena Guajajara do Território Arariboia com uma iniciativa própria dos caciques e lideranças desenvolvem um trabalho muito valioso mas também muito arriscado de proteção do Território. Cuidado este que é de responsabilidade do Estado Brasileiro mas não consegue efetivar, o que acarreta muita vulnerabilidade e entrada para a exploração ilegal de recursos naturais. Nós não aceitamos a usurpação da mãe natureza - ela nos envia sinais; dela depende a nossa vida."

CONTEXTO

Os Guardiões da Amazônia
- Os "Guardiões da Amazônia" são homens do povo Guajajara no Maranhão, que tomaram para si a responsabilidade de proteger o que resta desta borda oriental da floresta Amazônica.
- Eles querem proteger a terra que é lar para centenas de famílias Guajajara, e para seus menos numerosos vizinhos: os indígenas isolados Awá.
- Os Guardiões falam sobre seu trabalho: "Nós patrulhamos a floresta, localizamos os madeireiros, destruímos seus acampamentos e os expulsamos. A gente já combateu muita invasão de madeireiros. Está funcionando."
- Os Guardiões divulgaram recentemente um vídeo e imagens de um encontro raro com Awá isolados que vivem em Arariboia. Assista a filmagem aqui.
- Você pode ver vídeos sobre os Guardiões falando sobre seu trabalho na página do projeto Voz Indígena da Survival.

Tribos Isoladas
- Existem mais de 100 tribos isoladas ao redor do planeta. Estes povos decidiram não entrar em contato regular com ninguém do mundo exterior.
- Eles não estão "perdidos" ou presos em uma terra que o tempo se esqueceu. Eles estão cientes que o mundo exterior existe, e podem esporadicamente entrar em contato com tribos próximas.
- Existem evidências incontestáveis de que seus territórios indígenas são a melhor barreira ao desmatamento, especialmente na floresta Amazônica.
- As tribos isoladas são os povos mais vulneráveis do planeta. Populações inteiras estão sendo dizimadas pela violência de estranhos que roubam suas terras e recursos, e por doenças como a gripe e o sarampo, às quais não têm resistência.
- Não é incomum que 90% da população seja aniquilada após o primeiro contato.

Awá
- Os Awá são um povo caçador-coletor vivendo nas florestas da parte oriental da Amazônia brasileira.
- Alguns Awá têm contato com o mundo externo, enquanto outros são isolados.
- Os Awá eram conhecidos como "a tribo mais ameaçada do mundo" durante uma campanha de sucesso liderada pela Survival International que pressionou o governo brasileiro a expulsar madeireiros ilegais de um de seus territórios.
- A tribo é conhecida pela sua afinidade com os animais de sua floresta, e algumas famílias possuem mais animais do que pessoas, de quatis a queixadas e urubus-rei.
- Os macacos são os animais preferidos dos Awá e alguns indivíduos são frequentemente vistos andando com seu macaco de estimação em sua cabeça. Os Awá resgatam macacos-bebês órfãos e os adotam como membro da família, até os amamentando.

Arariboia
- A Terra Indígena Arariboia possui um bioma único na área de transição entre o cerrado e a floresta tropical.
- Lá existem espécies que não são encontradas em nenhum outro local na Amazônia.
- A terra dentro do território indígena está sendo ameaçada por madeireiros ilegais.
- Cortes governamentais profundos no orçamento da FUNAI e na proteção de terras indígenas significam que atualmente os perigos são ainda maiores, pois a área não é adequadamente monitorada ou defendida pelas autoridades.
- Uma máfia poderosa e violenta de madeireiros opera na região, apoiada por alguns políticos locais.



https://www.survivalinternational.org/ultimas-noticias/11962
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Araribóia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.