Vinte anos depois, índios recebem fotos de Sebastião Salgado

Folha de S. Paulo https://www.folha.uol.com.br/ - 28/05/2018
O índio Josimar Vacimpa Marubo, 49, segura o caderno especial da Folha sobre expedição de Sebastião Salgado à área onde vivem os índios Korubo (publicado em dezembro passado).

Naquele momento, no último dia 4, Vacimpa participava de uma reunião, na comunidade de Maronal (na Terra Indígena Vale do Javari, sul do Amazonas), em que o fotógrafo entregou aos índios Marubo um conjunto de cerca de 300 retratos feitos em uma visita ao mesmo local, em 1998.

Com a passagem do tempo, muita coisa mudou, a começar pela forma de vestir, hoje mais influenciada pelos costumes não-índios. Os jovens costumam ter smartphones, embora a comunidade não seja servida por redes telefônicas ou acesso à internet. Eles só acessam internet e redes sociais quando vão às cidades da região, em busca de serviços públicos.

Líderes da comunidade reclamam que as viagens obrigatórias aos grandes centros são ruins: "Muitos vão cuidar de pequenos problemas e voltam da cidade com doenças mais graves", dizem.

Na mesma reunião, no dia seguinte à chegada à comunidade, fui apresentado aos índios. Levei a eles exemplares da Folha, para conhecerem uma edição completa do jornal, como se compõe, os cadernos especiais e entenderem a função do repórter.

Marubos e Korubos dividem a segunda maior terra indígena do país com outras cinco etnias, além de nove grupos isolados.

Marubos têm mais tempo de contato com a sociedade nacional e, por terem línguas parecidas (do tronco Pano), entendem os Korubo, participaram das expedições de contato e conhecem histórias dos personagens retratados no caderno da Folha.

Enquanto se divertiram vendo os vizinhos nas páginas impressas, puderam entender o processo de criação do jornal.




https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/05/vinte-anos-depois-indios-recebem-fotos-de-sebastiao-salgado.shtmlfO
PIB:Javari

Related Protected Areas:

  • TI Vale do Javari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.