Governo fomenta atividade produtiva em aldeias Katukina do Rio Gregório

Notícias do Acre http://www.agencia.ac.gov.br/ - 29/05/2018
O governo do Acre reafirma seu respeito e compromisso com os povos indígenas do estado investindo em ações produtivas que proporcionam garantia da segurança alimentar e geração de renda, medidas na melhoria da qualidade de vida nas aldeias.

Por meio de uma parceria com a Associação Sociocultural Yawanawa (Ascy), o Estado entregou barcos e motores às comunidades Katukina, situadas na Terra Indígena do Rio Gregório.

O projeto agrega R$ 90 mil em investimentos para aquisição de equipamentos e construção de poços artesianos nas aldeias Pirara, Timbaúba, Tashkaya e Tinuya. "Mesmo essa sendo uma responsabilidade do governo federal, da Secretaria Especial de Saúde Indígena [Sesai], o Acre tem investido em saneamento básico nas aldeias", observa o assessor de Assuntos Indígenas, Zezinho Yube.

Os recursos são oriundos do Programa Global REM (REDD Early Movers - pioneiros na conservação), financiado pelo Banco Alemão KfW e executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).

Tashka Peshaho, liderança indígena do povo Yawanawa que gerencia a Ascy, realizou as entregas aos beneficiários. "Esse é um projeto de fortalecimento cultural dessa população. É o primeiro apoio que chega aos Katukina do Gregório, e isso vai facilitar a locomoção fluvial dessas comunidades, além de estimular a produção", frisou.



http://www.agencia.ac.gov.br/governo-fomenta-atividade-produtiva-em-aldeias-katukina-do-rio-gregorio/
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Rio Gregório
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.