Conheça a história de dois índios salvos pelo acaso e depois desaparecidos

O Globo https://oglobo.globo.com/ - 14/09/2018
Tamandua e Baita sobreviveram as últimas três décadas sozinhos, fugindo de grileiros e madeireiros no meio da Floresta Amazônica, carregando apenas um facão, um machado e uma tocha. Mas nos últimos três meses, os dois únicos remanescentes isolados do povo Piripkura enfrentaram sua mais difícil batalha. Diagnosticado com um cisto no cérebro, Tamandua precisou ser transferido para um hospital em São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia, teve complicações no pós-operatório e precisou ser internado na UTI. Baita, tio de Tamandua, teve o diagnóstico de próstata aumentada, mas resistiu aos tratamentos. O caso ganha contornos ainda mais dramáticos porque a renovação da proteção ao território onde vivem, que vence no próximo dia 4, depende da comprovação de que a Terra Indígena é habitada pelos índios.

- O Tamandua não conseguia ficar em pé sem apoio, por consequência de uma hidrocefalia provocada por um cisto aracnoide. Sem tratamento, ele não teria como sobreviver na mata - conta Marcos Schaper, que trabalha há duas décadas no setor de Saúde Indígena do Hospital São Paulo. - O procedimento cirúrgico foi minimamente invasivo, com o uso de endoscópio. A gente esperava que a alta acontecesse em um dia, mas ele teve complicações, precisou ser sedado, entubado e passou uns cinco dias na UTI.

De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), existem no Brasil 114 registros de povos isolados, sendo 27 confirmados, que se espalham por 17 terras indígenas em estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Três delas, incluindo a Terra Indígena Piripkura, ainda não são homologadas. O uso é interditado por meio de portaria, que precisa ser renovada de tempos em tempos com a comprovação da presença de indígenas. A medida é necessária para a proteção dos índios, que são ameaçados pela exploração madeireira e o avanço da fronteira agrícola.

Encravada entre os municípios de Colniza e Rondolândia, em Mato Grosso, a Terra Indígena Piripkura se estende por 242,5 mil hectares de matas protegidas. Segundo dados do projeto MapBiomas, entre 1987 e 2017 a cidade de Colniza perdeu 239,5 mil hectares de florestas e, em Rondolândia, as perdas foram de 131,6 mil hectares. Por viverem em isolamento, Tamandua e Baita foram salvos pelo acaso. Numa expedição no dia 16 de maio para procurar sinais da presença dos índios, funcionários da Funai conseguiram encontrar a dupla. Tamandua não conseguia se locomover, estava incapacitado para a caça e a pesca.

- Se demorássemos mais, talvez não tivessem sobrevivido - afirma Cleiton Gabriel, chefe de serviço da Funai na Terra Indígena Piripkura, que acompanhou Tamandua e Baita na viagem à São Paulo. - Nós carregamos o Tamandua para a base e de lá fomos para Ji-Paraná. No dia 21 de junho, fomos para São Paulo e só retornamos no dia 13 de agosto.

PREOCUPAÇÃO COM O RISCO DE INFECÇÕES

Convencê-los a deixar a floresta não foi tarefa fácil. Rita, irmã de Baita e tia de Tamandua que deixou o povo na década de 1980, foi acionada para servir de tradutora e persuadi-los. Ela e o marido, Aripã Karipuna, também embarcaram para São Paulo para servirem de ponte entre os índios e a equipe médica. Schaperconta que os dois últimos Piripkura foram recebidos na Casa de Saúde Indígena e, logo após a chegada, pegaram uma forte gripe. Por praticamente não terem contato com brancos, o risco de infecções era preocupação constante.

- A situação era muito delicada, posso dizer que foi uma das experiências mais traumáticas que eu tive aqui - lembra o médico. - Mesmo com a Rita e marido, a comunicação foi muito difícil. Por viverem tanto tempo isolados, eles acabaram desenvolvendo uma variação da língua que só faz sentido para os dois.

As opções de tratamento precisavam considerar essa limitação e o estilo de vida dos indígenas. Para avaliar a condição de Tamandua, por exemplo, a recomendação seria uma ressonância magnética, mas a equipe preferiu a tomografia. Um dos procedimentos cirúrgicos possíveis seria o implante de um cateter para o dreno do líquido do cérebro para o abdômen.

PUBLICIDADE

- Imagina o Tamandua no meio da floresta com um cateter implantado? Seria inviável. Por isso optamos pelo endoscópio - explica Schaper. - O Baita era ainda mais arredio. Nós tivemos que fazer um ultrassom com ele deitado no chão, não aceitava deitar na maca. A uretrografia, que exige que ele urine durante o procedimento, nós não conseguimos fazer.

Apesar das dificuldades e dos contratempos, os índios se recuperaram e retornaram para a floresta. Tamandua precisa ser reavaliado neste mês. Mas para isso precisa ser localizado.

- Nós tentamos convencê-los a ficarem na base, mas eles não quiseram. Preferiram voltar para a verdadeira casa deles, a floresta - conta Gabriel.

ISOLADOS HÁ PELOS MENOS 29 ANOS

Os primeiros relatos sobre a existência dos Piripkura surgiram em 1985, quando uma indígena, rebatizada como Rita, foi encontrada numa fazenda da região. Ela contou que havia deixado a aldeia onde vivia com outras 13 pessoas após a morte do marido e, apesar de pedidos insistentes dos parentes, decidiu não retornar. Com o relato, expedições foram montadas na tentativa de localizar o grupo. Foram encontrados vestígios de um acampamento permanente, mas nenhum sinal dos índios. No dia 1o de maio de 1989, Tamandua e Baita foram encontrados.

- Tudo o que eles diziam é que o resto do povo havia morrido. Eles contaram que estavam fugindo dos brancos e precisavam cruzar um rio. Eles cruzaram primeiro e a canoa voltou para uma segunda viagem, mas foi interceptada. Eles se esconderam e assistiram o massacre - conta o sertanista Jair Candor, que lidera a Frente de Proteção Etnoambiental Madeirinha-Juruena da Funai, responsável pela Terra Indígena Piripkura, e estava naquela expedição. - Nós saímos da região em 1992. Quando voltamos, em 2007, eu sinceramente não acreditava que eles ainda estariam vivos. A floresta estava toda cortada por estradas abertas por madeireiros. No dia 7 de agosto, eu os reencontrei. É inacreditável a luta deles para sobreviver.

Os encontros da equipe liderada por Jair com Tamandua e Baita são relativamente frequentes, mas em 2016 aconteceu um episódio único, retratado no documentário "Piripkura". Os dois índios foram voluntariamente à base da Funai instalada no território atrás de fogo.

- Eles vivem só com um facão, um machado e uma tocha, feita com a casca do babaçu. Como o fogo apagou, eles vieram nos procurar - diz Candor.

Bruno Jorge, um dos diretores do documentário, lembra do momento do encontro:

PUBLICIDADE

- Nós tínhamos passado uns oito dias na mata e voltamos para a base. De repente, um dos sertanistas apareceu correndo e disse: "eles chegaram" - conta. - Ficou claro para mim que eles se deixam ou não encontrar. Eles estavam lá, muito provavelmente nos observando, e vieram atrás de nós.

Para Renata Terra, codiretora do filme, o ambiente de destruição nos limites do território reforça a necessidade de proteção e do trabalho de sertanistas como Candor.

- Na estrada para a base, vimos caminhões carregados com toras de madeira cruzando o tempo inteiro. O cenário é de desmatamento, destruição. É possível sentir a diferença quando entramos na Terra Indígena. Além de proteger os índios, eles protegem a própria floresta - relata Renata. - Com o documentário nós quisemos mostrar a força deles, apesar de a realidade ser muito trágica. É trágica para eles e para nós, como país.




https://oglobo.globo.com/sociedade/conheca-historia-de-dois-indios-salvos-pelo-acaso-depois-desaparecidos-23067970
Índios:Isolados

Related Protected Areas:

  • TI Piripkura
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.