Oito pessoas são detidas e multadas em R$ 880 mil em MT por garimpos ilegais em terra indígena

G1 https://g1.globo.com - 25/09/2018
Uma operação realizada entre os dias 17 e 21 deste mês, em Nova Lacerda, a 667 km de Cuiabá, prendeu oito pessoas por exploração ilegal de garimpo em terras indígenas. O grupo também foi multado em R$ 880 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com o Ibama, durante a operação intitulada Ágata, os dois garimpos ilegais na região foram desativados. A ação foi realizada em conjunto com o Exército e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Nos locais também foram apreendidos cinco motores e uma retroescavadeira, que eram usados para extração de ouro.

Os garimpos estavam inseridos na terra indígena Sararé, povoada por índios da etnia Nambikwara.

Ainda segundo o Ibama, o fluxo migratório para a exploração mineral teve início em 2015, com a descoberta de ouro na região de Pontes e Lacerda, a 483 km da capital.

Os agentes também identificaram cerca de mil hectares de desmatamento irregular em propriedades particulares.

Os responsáveis serão autuados e as áreas, embargadas.

O Ibama informou ainda que irá encaminhar relatórios ao Ministério Público Federal (MPF) para que os infratores sejam acionados criminalmente.



https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2018/09/25/oito-pessoas-sao-detidas-e-multadas-em-r-880-mil-por-garimpos-ilegais-em-terra-indigena-de-mt.ghtml
Garimpo:Amazônia

Related Protected Areas:

  • TI Sararé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.