Parceria interinstitucional promove o acesso a benefícios na Terra Indígena Pareci, em Mato Grosso

Funai http://www.funai.gov.br/ - 27/09/2018
Entre os dias 19 e 21 deste mês, equipes de servidores da Coordenação Técnica Local (CTL) de Tangará da Serra-MT (subordinada à Coordenação Regional de Cuiabá/Funai) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estiveram na Terra Indígena Pareci, ao norte do município, com o objetivo de atender à comunidade no acesso a benefícios.

A equipe do CRAS e Funai percorreu cerca de 700 km atuando em nove aldeias: Cabeceira do Buriti, Buriti, Nova Esperança, Papagaio I, Papagaio II, Papagaio III, Papagainho, Ithyaucê e Cabeceira do Sacre. Na ocasião, além de procurarem por cidadãos cuja situação se enquadra nos requisitos de acesso ao Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), orientaram as comunidades quanto o direito ao salário maternidade, aposentadoria, atendimento para deslocamento para perícia médica, acesso a documentos civis básicos, renovação do cadastro no programa Bolsa Família e inclusão de novos participantes no programa.

O trabalho prevê futuras visitas a outras aldeias e o diálogo interinstitucional, que ocorrerá em novembro, a fim de promover o projeto Mutirão da Cidadania, dessa vez de forma mais abrangente e com disponibilização de meios de transporte aos beneficiários.

Para Martins Toledo, técnico de indigenismo da CTL, "o estreitamento das relações interinstitucionais promove o acesso dos indígenas a outras políticas públicas, possibilitando a emancipação dos programas de assistência social".



http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/5055-parceria-interinstitucional-promove-o-acesso-a-beneficios-na-terra-indigena-pareci
Índios:Direitos Indígenas

Related Protected Areas:

  • TI Pareci
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.