Indígenas devem discutir uso sustentável de recursos naturais em assembleia no Parque Nacional do Xingu em MT

G1 https://g1.globo.com/ - 26/11/2018
Lideranças indígenas devem se reunir em assembleia, entre os dias 28 e 30 deste mês, para discutir o uso sustentável de recursos naturais no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso. O evento deve reunir representantes de 43 povos indígenas e cerca de 800 pessoas no parque.

A assembleia é realizada pela Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt).

Além de definir a pauta de trabalho da Fepoimt para o próximo ano, os representantes dos povos indígenas devem entregar ao governo um documento com projetos sustentáveis a serem desenvolvidos com recursos doados pela Alemanha e pelo Reino Unido.

Ao todo, a disponibilização de R$ 170 milhões para os projetos foi feita durante a Conferência do Clima em Bonn, na Alemanha, no ano de 2017.

O valor, porém, só deve ser entregue, caso o estado cumpra o acordo de reduzir o desmatamento.

À época, o governo de Mato Grosso se comprometeu a investir o montante em projetos que apoiem o combate ao desmatamento, reflorestamento e ações de apoio à agricultura familiar e comunidades tradicionais e indígenas.

A programação do evento começa na quarta-feira (28), com a consulta e avaliação do documento final, segue na quinta-feira (29), com a plenária de aprovação e a entrega final do arquivo. Já na sexta-feira (30), a assembleia se encerra com deliberações da Fepoimt.


No estado, as terras indígenas são responsáveis pela proteção de mais de 36% dos remanescentes de vegetação nativa.

Por esse motivo, os povos indígenas vivem sob constante pressão de desmatamento, extração madeireira e garimpo ilegais.


https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2018/11/26/indigenas-devem-discutir-uso-sustentavel-de-recursos-naturais-em-assembleia-no-parque-nacional-do-xingu-em-mt.ghtml
PIB:PIX

Related Protected Areas:

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.