Bahia: enteado de líder indígena ameaçada de morte por bolsonaristas está desaparecido há mais de 20 dias

Causa Operária https://www.causaoperaria.org.br/ - 20/03/2019
Em mais um caso de suspeita da ação de latifundiários bolsonaristas contra os povos indígenas no Extremo Sul da Bahia. O indígena tupinambá Deivid Charle dos Santos, 32 anos, está desaparecido há mais de 20 dias e a preocupação entre os indígenas da região e sua família é que tenho sido assassinado.

O desaparecimento do indígena pode ser colocando na conta dos latifundiários bolsonaristas da região do município de Belmonte, local onde está localizada a aldeia Patiburi e onde Deivid morava.

Outra informação é que Deivid é enteado da chefe indígena da Aldeia Patiburi e luta pela demarcação da Terra Indígena (TI) Tupinambá de Belmonte, a cacica Cátia Tupinambá. Cátia Tupinambá faz é acompanhada pelo Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) devido as ameaças dos latifundiários da região.

A situação é tensa na região entre os indígenas Tupinambás e está se agravando nestes últimos anos. Em 2018, a justiça federal golpista emitiu reintegração de posse contra os indígenas expulsando 50 famílias da TI Tupinambá de Belmonte em favor de latifundiários capixabas. Em 2017, aproximadamente vinte pistoleiros contratados pelos latifundiários atacaram a aldeia Encanto da Patioba, incendiando 28 casas, espancaram e torturaram indígenas, destruíram roças e mataram animais de criação e até hoje ninguém foi punido ou indiciado.

Em 2014, o filho da Cacica Cátia Tupinambá foi baleado e meses depois foi atropelado e acabou morrendo em decorrência do acidente. Essa situação não foi explicada até os dias de hoje, mas tudo indica uma perseguição aos familiares da Cacica realizada pelos latifundiários.

Essa situação de violência e intimidação realizada pelos latifundiários vão se agravar ainda mais com o desenvolvimento das medidas tomadas pelo governo Bolsonaro de perseguir indígenas e movimentos sociais. É mais uma demonstração da necessidade de criação de comitês de autodefesa para garantir a demarcação da TI Tupinambá de Belmonte, a vida das famílias e o avança da violência dos latifundiários.




https://www.causaoperaria.org.br/bahia-enteado-de-lider-indigena-ameacada-de-morte-por-bolsonaristas-esta-desaparecido-ha-mais-de-20-dias/
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Tupinambá de Belmonte
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.