Índios prendem homem flagrado com motosserra tirando madeira de terra indígena em MT

G1 https://g1.globo.com/ - 11/05/2019
Índios prenderam um homem que foi flagrado com motosserra tirando madeira da Terra Indígena (TI) Urubu Branco no município de Confresa, a 1.160 km de Cuiabá. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), os indígenas imobilizaram o suspeito e o levaram até a delegacia da Polícia Civil nessa sexta-feira (10).

A situação ocorreu na mesma região onde o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou uma operação nessa semana e flagrou extração ilegal de madeira em terra indígena.

Os indígenas, da etnia Tapirapé, ouviram o barulho da motosserra em uma serra no norte da terra indígena. Eles decidiram vasculhar a região e encontraram o suspeito e o equipamento. A situação teria ocorrido na quinta-feira (9).

De acordo com a Funai, o homem seria funcionário de um madeireiro da região. O madeireiro já é procurado pela polícia, apontado como um dos maiores desmatadores dessa área.

O rapaz foi imobilizado e levado até a aldeia. Ele ficou no local por um dia e meio, até que os indígenas o levaram até a delegacia. Inicialmente os índios condicionaram a entrega do suspeito à Polícia Federal. No entanto, foram convencidos pelas autoridades e entregarem o suspeito na delegacia da Polícia Civil.

A Polícia Civil informou ao G1 que o suspeito foi autuado em flagrante por desmatar área de terra indígena, associação criminosa e foi encaminhado para a cadeia da região.



https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/05/11/indios-prendem-homem-flagrado-com-motosserra-tirando-madeira-de-terra-indigena-em-mt.ghtml?fbclid=IwAR0j7CuFVqKe8mFyyuunB5rJE8BEaWMjgO0kp64TtfecDdWuMmfH3obn4Sc
Florestas:Madeira-Exploração

Related Protected Areas:

  • TI Urubu Branco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.