Índios ocupam prédio da Prefeitura de SP durante protesto

G1 (https://g1.globo.com/) - 27/03/2019
Segundo testemunhas, houve tumulto e alguns foram atingidos por gás lacrimogêneo. Indígenas protestam contra cortes de verbas na área da Saúde.

Índios invadem prédio da Prefeitura de SP para protestar contra cortes na área da Saúde indígena

Um grupo de índios da aldeia Jaraguá ocupou a sede da Prefeitura de São Paulo na manhã desta quarta-feira (27) no Viaduto do Chá, no Centro de São Paulo. Eles protestam contra corte no pagamento de funcionários que prestam serviços de Saúde nas aldeias, além de cortes em convênios, falta de medicamentos, transportes e vacinas.

Segundo testemunhas ouvidas pelo G1, houve tumulto. Alguns indígenas foram atingidos por gás lacrimogêneo e outros foram retirados à força pela Guarda Civil Metropolitana.

Cerca de 50 indígenas chegaram por volta das 9h. Os índios dançavam e cantavam na frente do prédio até entrarem no local.

Por volta das 10h30, o grupo estava no saguão do prédio da administração municipal. A Prefeitura de São Paulo disse que os índios fazem uma cerimônia religiosa.

Outros protestos
Os índios do Vale do Ribeira e da Baixada Santista também fazem protestos na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega após uma decisão do Ministério da Saúde cortar uma Secretaria da Saúde Indígena.
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Jaraguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.