Caminhão-tanque do Ibama é incendiado por pessoas ligadas a madeireiros em RO

G1 https://g1.globo.com/ - 04/07/2019
Um caminhão-tanque que levava combustível para abastecer helicópteros do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) foi incendiado nesta quinta-feira (4). O caso ocorreu próximo a Reserva Roosevelt, na parte Sul de Rondônia, e não deixou feridos.

A Polícia Federal acredita que o incêndio tenha sido causado por "batedores", - pessoas que trabalham para madeireiros atuantes na região. Eles bloquearam a passagem do caminhão-tanque e renderam o motorista.

Segundo a Polícia Militar (PM), o caso ocorreu durante uma operação do instituto dentro da Reserva Roosevelt.

O incêndio no caminhão-tanque aconteceu no distrito de Boa Vista do Pacarana, do município de Espigão do Oeste (RO), distante a cerca de 540 quilômetros da capital Porto Velho, perto da reserva.

Até a última atualização desta reportagem, o motorista do caminhão-tanque e os agentes do Ibama ainda estavam no local aguardando resgate.

Um dos vídeos feitos por moradores da região e compartilhado em redes sociais mostra o caminhão pegando fogo e as chamas intensas alimentadas pelo combustível que estava sendo transportado (veja acima).

A Polícia Militar do 4ª Batalhão de Cacoal e agentes federais de Ji-Paraná, municípios próximos ao local, estão sendo deslocados até Boa Vista do Pacarana para verificar a situação e levantar informações preliminares sobre as causas do incêndio, além de resgatar os agentes do Ibama e o motorista do veículo oficial.

O G1 enviou um e-mail ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) sobre o caso. Porém, até o fechamento desta publicação, o órgão não respondeu aos questionamentos.
O que se sabe até agora sobre o incêndio:
Ataque teria ocorrido durante operação do Ibama dentro da Reserva Roosevelt;
O local fica em Boa Vista do Pacarana, distrito de Espigão D'Oeste;
Caminhão-tanque levava combustível para três helicópteros do Ibama;
PF informou que batedores colocaram fogo no caminhão;
PF de Ji-Paraná e PM de Cacoal foram acionados para controlar a situação na região;
Não há feridos nem informação de quantos funcionários trabalhavam na operação.
Reserva Roosevelt
A Reserva Roosevelt é considerada uma região de conflitos e roubos de madeira por criminosos. É também conhecida pela extração ilegal de diamantes e morte de madeireiros e indígenas.

A região foi palco, por exemplo, de 29 mortes de garimpeiros durante um conflito com os índios, em abril de 2004.

O fato mais recente foi a destruição de maquinário pesado e acampamentos que ficavam concentrados em uma área de garimpo e desmatamento ilegal nas terras indígenas da Reserva Roosevelt, em fevereiro deste ano.



https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2019/07/04/caminhao-tanque-do-ibama-e-incendiado-por-pessoas-ligadas-a-madeireiros-em-ro.ghtml
Florestas:Madeira-Exploração

Related Protected Areas:

  • TI Roosevelt
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.