Operação Ajuricaba na Terra Indígena Karipuna e em União Bandeirantes leva a apreensões de produtos ilegais

Defesa net http://www.defesanet.com.br/ - 28/06/2019
No período de 17 a 21 de junho de 2019, o 54o Batalhão de Infantaria de Selva (54o BIS) participou da Operação Ajuricaba V em Rondônia, mais precisamente na porção Norte da Terra Indígena (TI) Karipuna e no distrito de União Bandeirantes.

As ações tiveram apoio da Polícia Federal, da Força Nacional, da Polícia Militar Ambiental e de agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Além da fiscalização das madeireiras de União Bandeirantes, foram realizados, também, o isolamento e o vasculhamento da TI Karipuna, ação de maior vulto tanto em termos de pessoal, quanto em meios empregados e resultados alcançados.

Ao todo foram revistados mais de 140 veículos e 16 pedestres. Além disso, uma pessoa foi detida e os seguintes materiais apreendidos: veículos como tratores, caminhões, automóvel e motocicleta; 123 máquinas diversas, dentre motores elétricos, serra circular, motosserras e amolador de serra (além de outros maquinários de serraria); 30 m³ de madeira; bem como espingarda e munições.

O detido e todo o material apreendido foram conduzidos pela Polícia Federal para a Superintendência em Porto Velho, Rondônia. O 54o BIS realizou, ainda, uma ação cívico-social (ACISO) no Posto de Saúde de União Bandeirantes, que proporcionou à população local cerca de 140 atendimentos médicos e 47 odontológicos, além de palestras educativas sobre saúde bucal e distribuição de material de divulgação institucional. Esteve presente um público estimado de 200 pessoas.

A banda de música do Batalhão apresentou-se durante a ACISO e no ginásio da Escola Estadual César Freiras Cassol, levando um momento de civismo e de patriotismo à comunidade, em especial, aos estudantes.



http://www.defesanet.com.br/toa/noticia/33393/Operacao-Ajuricaba-na-Terra-Indigena-Karipuna-e-em-Uniao-Bandeirantes-leva-a-apreensoes-de-produtos-ilegais/
Índios:Questão Indígena

Related Protected Areas:

  • TI Karipuna
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.