Vídeo mostra avião tentando controlar queimada em terra indígena entre RO e AM

G1 - https://g1.globo.com - 28/08/2019
Avião filmado pertence aos Bombeiros, segundo a 17ª Brigada. Mais de 500 indígenas vivem na reserva, segundo Funai.

Um vídeo divulgado pelo Exército Brasileiro nesta quarta-feira (28) mostra um avião do Corpo do Bombeiros jogando água sobre uma queimada na Terra Indígena Tenharim Marmelos, na divisa entre Rondônia e Amazonas.

Segundo a 17o Brigada, que comanda a operação Verde Brasil, as imagens foram feitas na terça-feira (27). Na ocasião, a equipe passou o dia utilizando um avião Air Tractor, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para levar água à terra indígena.

Mesmo com a atuação das aeronaves, o fogo na reserva não foi controlado e nesta quarta-feira a equipe retomou as atividades de combate.

A operação também está recebendo apoio de dois Hércules C-130, da Força Aérea Brasileira (FAB). Cada aeronave tem capacidade para transportar até 12 mil litros de água.

Para conter o fogo, as aeronaves se deslocam até o aeroporto de Porto Velho, a mais de 200 quilômetros da reserva, onde recebe o abastecimento de água.

A Terra Indígena Tenharim Marmelos está localizada ao sul do Amazonas, na divisa com o estado de Rondônia. A unidade tem uma área de 498 mil hectares e, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), mais de 500 indígenas vivem na área.

Operação em RO

O governo estadual já havia iniciado a Operação Jequitibá, na última sexta-feira (23), para combate a focos de incêndio em várias partes do estado, principalmente no parque Guajará-Mirim.

Na segunda-feira (26), a 17ª Infantaria de Selva assumiu o comando da operação, que passou a se chamar Verde Brasil. O foco do trabalho passou a ser a reserva de Jacundá. Criada em 2004, a área de proteção federal fica a cerca de 100 km de Porto Velho.

No sábado, o Exército começou a montar um acampamento dentro da reserva Jacundá. A ação tem apoio dos Bombeiros e do Prevfogo (centro nacional de combate a incêndios florestais do Ibama). O Ministério da Defesa não informou quantos militares foram deslocados para essa operação.

Cerca de 900 pessoas participam de combate a queimadas em todo o estado, entre militares, bombeiros, agentes da Força Nacional e servidores do Ibama.

No solo, o combate às chamas é feito com abafadores e as chamadas bombas costais, munidas de borrifadores de água (os bombeiros colocam o equipamento nos ombros e jogam água nas áreas incendiadas). Esse trabalho é complementado com a ação de aeronaves da FAB.




https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2019/08/28/video-mostra-aviao-tentando-controlar-queimada-em-reserva-indigena-entre-ro-e-am.ghtml
PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • TI Tenharim/Marmelos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.