Xucuru-kariri buscam apoio da Comissão de Direitos Humanos para demarcar território

Câmara dos Deputados - https://www.camara.leg.br - 28/08/2019
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados vai acompanhar a situação da demarcação das terras dos índios xucuru-kariri, que vivem no município de Palmeira dos Índios (AL).

Segundo a comissão, a justiça já determinou à União, em 2017, a demarcação definitiva do território num prazo de 5 anos. Não cabe nenhum tipo de recurso. A Funai, no entanto, ainda não deu início ao processo regulatório, que inclui diversas etapas, como a retirada dos posseiros.

Atualmente os xucuru-kariri convivem, na área de 7 mil hectares, com 500 posseiros que usam a terra em minifúndios.

Nesta terça-feira (27), representantes desses indígenas estiveram na comissão solicitando apoio dos deputados. Eles reclamaram ainda que não há posto de saúde ou escolas próximos às aldeias.

"Queremos que a Comissão de Direitos Humanos possa acompanhar e monitorar esse processo de regularização das nossas terras. Hoje, por exemplo, estivemos na Funai e lá fomos informados que eles contam com apenas uma equipe para atender casos como o nosso", relatou Cássio Júnior Ferreira, da Juventude Xucuru-kariri.

O presidente da comissão, deputado Helder Salomão (PT-ES), disse que o grupo que pode contar com o apoio do colegiado. "Sabemos há quanto tempo os indígenas têm resistido, ainda mais agora que estamos vivendo retrocessos em conquistas na sociedade civil", disse Salomão.

Da Redação - ND
Com informações da Comissão de Direitos Humanos e Minorias



https://www.camara.leg.br/noticias/577241-xucuru-kariri-buscam-apoio-da-comissao-de-direitos-humanos-para-demarcar-territorio/
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Xukuru-Kariri
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.