Exército deflagra operação Curare 11 para combater garimpo ilegal na Terra Yanomami em RR

G1 - https://g1.globo.com - 25/09/2019
Operação foi deflagrada nessa terça (25) e, até o momento, ninguém foi preso. PF, ICMBio, Funai, Ibama, PM, Civil e Femarh participam.

O Exército Brasileiro deflagrou a 11ª edição da Operação Curare. O trabalho é de combate a crimes ambientais e transfronteiriços, principalmente relacionados ao garimpo ilegal na terra indígena Yanomami, ao Norte de Roraima.

A operação foi deflagrada nessa terça-feira (24) e conta com aproximadamente 300 militares do Exército. Eles atuam com foco na desocupação da área onde ocorre atividade de garimpo ilegal entre os rios Mucajaí e Uraricoera, que dividem a terra indígena Yanomami.

Também foram intensificadas as ações contra o tráfico de drogas e posse ilegal de armas. Conforme o Exército, armas de fogo como revólveres e espingardas foram apreendidos. Até o momento, nenhuma prisão foi realizada.

Atuam junto com o Exército na operação agentes da Polícia Federal, Fundação Nacional do Índio (Funai), Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além das polícias Civil e Militar.




https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2019/09/25/exercito-deflagra-operacao-curare-11-na-terra-indigena-yanomami-em-roraima.ghtml
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.