Embargos são suspensos e acordo regulariza a produção agrícola em terras indígenas de MT

G1 - https://g1.globo.com - 01/10/2019
Índios Paresi devem cultivar 3,5 mil hectares com soja. Povos indígenas também devem investir em lavouras de segunda safra.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu o embargo de 22 mil hectares, em cinco áreas indígenas, onde vivem três etnias, em Mato Grosso. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Ibama, Ministério Público Federal (MPF) e Fundação Nacional do Índio (Funai) regulariza a produção agrícola nessas áreas.

Os índios Paresi ainda estão com as máquinas paradas à espera de uma notificação do órgão para começar o plantio. Eles esperam cultivar 3,5 mil hectares de soja para comercialização.

"A partir da regularização, podemos ter um planejamento nas nossas aldeias para produzirmos melhor e com mais segurança", disse o represente dos indígenas, Ronaldo Zokezomaiake.

Desde de 2004, os índios Paresi, em Campo Novo dos Parecis, a 397 km de Cuiabá, buscam a regularização das atividades agrícolas nas aldeias. Além do plantio de soja, eles pretendem investir nas lavouras de segunda safra.

No total, são 19 mil hectares só do povo Paresi

Com a suspensão do embargo, os índios podem negociar os insumos com as indústrias em troca da entrega de parte da produção.

O procurador da república, Ricardo Pael, explica que os índios precisam cumprir normas como o pagamento de multas, caso haja irregularidades, não permitam a intervenção de não índios e não podem plantar cultivares transgênicos.

"O TAC assim como os embargos foram necessários para resguardar os índios e permitir o plantio sem interferências", explicou ele.




https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/10/01/embargos-sao-suspensos-e-acordo-regulariza-a-producao-agricola-em-terras-indigenas-de-mt.ghtml
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Pareci
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.