Militar fica ferido após perseguir garimpeiros

O Globo, País, p. 7 - 13/01/2020
Militar fica ferido após perseguir garimpeiros
Militares ficam feridos em perseguição a garimpeiros em Terra Ianomâmi
Barco do Exército que fiscalizava exploração ilegal da terra indígena Ianomâmi foi atingido por outra embarcação

Dois militares do Exército ficaram feridos durante uma perseguição a garimpeiros no Rio Uraricoera, região da Terra Indígena Ianomâmi, em Roraima, na noite de sábado. Um cabo, segundo o Exército, teve perfurações nas costas, passou por cirurgia e permanece estável, internado em um hospital local. Na ação, um soldado também ficou ferido no rosto. As informações são do G1.

Ontem, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva informou que três embarcações com garimpeiros tentavam subir o rio sem passar pelo posto de fiscalização do Exército. Para abordá-los, militares em dois barcos seguiram as embarcações. Ainda de acordo com o Exército, os garimpeiros aceleraram e intencionalmente chocaram suas embarcações contra as da fiscalização.

A situação foi classificada pelo Exército como "extremamente grave". O comando da Força determinou a instauração de Inquérito Policial Militar para apurar a "responsabilidade criminal dos garimpeiros" e operações de identificação e captura dos acusados.

"Além do choque (contra os barcos), os garimpeiros que tripulavam as embarcações utilizaram-se de varas de madeira, normalmente usadas para o controle da ancoragem e verificação da profundidade na navegação, para atingir os militares que faziam a abordagem", informou em nota o Exército.

O cabo, segundo o Exército, caiu na água, bateu na hélice do motor de popa dos garimpeiros e teve cortes e uma grave perfuração nas costas. O soldado, ferido no rosto, também caiu no rio.

Após a ação, os garimpeiros fugiram. Os dois militares foram levados de helicóptero a Boa Vista, onde estão sob cuidados médicos.

O episódio ocorreu dois dias depois que 15 garimpeiros foram presos pelo Exército quando tentavam entrar na Terra Indígena Ianomâmi pelo Rio Mucajaí com materiais de garimpo ilegal. Seis barcos foram apreendidos na ação e um garimpeiro se feriu.

Na ocasião, garimpeiros de sete embarcações também tentaram passar pelo Posto de Verificação do Exército sem se identificar e mostrar o material que transportavam. Militares perseguiram o comboio e conseguiram prender seis barcos; um conseguiu escapar. Um garimpeiro ficou ferido na perna, mas as circunstâncias de como ele se feriu ainda não foram esclarecidas pelo Exército.

Com quase 10 milhões de hectares, a Terra Ianomâmi é a maior terra indígena do Brasil, e tem atualmente cerca de 27 mil índios. Procurados, o Planalto e o Ministério da Defesa não comentaram o caso.

O governo Bolsonaro prepara um projeto de lei a ser enviado ao Congresso que permite exploração em terras indígenas com autorização para mineração, garimpo e pecuária e hidrelétrica. O texto em discussão admite garimpos exclusivamente em zonas previamente definidas pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Nesse caso, porém, será necessário consentimento das comunidades indígenas afetadas.


O Globo, 13/01/2020, País, p. 7


https://oglobo.globo.com/brasil/militares-ficam-feridos-em-perseguicao-garimpeiros-em-terra-ianomami-24186186
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.