Justiça torna réus acusados de matar índio Guajajara no Maranhão

O Globo - https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/ - 24/03/2020
Justiça torna réus acusados de matar índio Guajajara no Maranhão

A Justiça Federal no Maranhão aceitou a denúncia do MPF contra dois acusados de terem assassinado o indígena Paulo Paulino Guajajara, na terra Araribóia, em Bom Jesus das Selvas, e os tornou réus. O crime aconteceu em 1o de novembro do ano passado.

A ação foi uma represália promovida por Antônio Wesly, Raimundo Nonato e Márcio Gleik, por dias antes, terem tido suas motos danificadas por Paulino e o também indígena Laércio Sousa, que atuavam como guardiões da floresta. O trio entrara armado na terra indígena para caçar e extrair madeira.

Na ocasião do crime, Wesly e Nonato mataram Paulino Guajajara, assassinaram Gleik por engano e balearam Sousa, que sobreviveu.

Em sua decisão, o juiz Luiz Bomfim Filho alegou que o crime pode não ter sido motivado apenas por um desentendimento esporádico já que "as vítimas exerciam aparentemente um papel de liderança perante a comunidade indígena".

https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/justica-torna-reus-acusados-de-matar-indio-guajajara-no-maranhao.html
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Araribóia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.