Governo exonera chefes de fiscalização do Ibama após operações contra garimpos ilegais

G1, Natureza - https://g1.globo.com/natureza/ - 30/04/2020
Governo exonera chefes de fiscalização do Ibama após operações contra garimpos ilegais
Exoneração ocorre duas semanas após a realização da operação coordenada pelos fiscais Renê Luiz de Oliveira e Hugo Ferreira Netto Loss.

Por G1
30/04/2020 17h37 Atualizado há 2 semanas

O Ministério do Meio Ambiente e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, exoneraram Renê Luiz de Oliveira e o coordenador de operação de fiscalização, Hugo Ferreira Netto Loss, responsável por operações contra crimes ambientais no Brasil. Os atos foram publicados no Diário Oficial na madrugada desta quinta-feira (30).

Em 22 de abril um grupo de 16 fiscais ambientais do Ibama encaminharam uma carta para a presidência do órgão pedindo a suspensão dos processos de exoneração de Renê Luiz e Hugo Ferreira.

Segundo funcionários do Ibama, os coordenadores foram ameaçados de exoneração do cargo após a exibição de uma reportagem no Fantástico da mega operação realizada pelo Instituto para fechar garimpos ilegais e proteger as aldeias de quatro terras indígenas no Sul do Pará: Apyterewa, Cachoeira Seca, Trincheira, Bacajá e Ituna Itatá.

O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Olivaldi Azevedo também foi exonerado do cargo em 14 de abril após exibição da reportagem. A exoneração foi assinada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Segundo o ministério, a decisão foi tomada em comum acordo e, agora, o governo diz querer "melhorar" o combate ao desmatamento.

O analista ambiental Renê Oliveira atuava no Ibama há cerca de 15 anos. O PM Walter Mendes Magalhães Junior assumiu o cargo.

Procurado pelo G1, o Ministério do Meio Ambiente informou que "é prerrogativa do novo diretor compor a equipe com nomes capacitados e da sua confiança".

Exoneração durante a pandemia
Em nota o Instituto Socioambiental (ISA) questiona as exonerações no Ibama, afirmando que não existia razão para demitir os fiscais "que diminuíram ou acabaram com o desmatamento" em Terras Indígenas. "Por que retirá-los no momento em que eles combatiam o garimpo nas Terras Indígenas?", questiona o ISA.

O ISA informou ainda que a exoneração durante a pandemia da Covid-19 representa um risco maior de contaminação para os povos indígenas, já que os invasores são meios de transmissão da doença.

De acordo com um estudo de antropólogos e geógrafos liderados pela demógrafa Marta Azevedo, da Unicamp. Mais de 81 mil índios estão em situação de vulnerabilidade crítica -ou seja, correm alto risco de sucumbir caso a pandemia de Covid-19 chegue às suas regiões.

A exoneração ocorre duas semanas após as operações em terras indígenas. Procurado pelo G1, o Ibama não se manifestou até a publicação desta reportagem.

https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/04/30/governo-exonera-chefes-de-fiscalizacao-do-ibama-apos-operacoes-contra-garimpos-ilegais.ghtml


Mineração em Terras Indígenas

Related Protected Areas:

  • TI Apyterewa
  • TI Cachoeira Seca
  • TI Trincheira/Bacajá
  • TI Ituna/Itatá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.