Testes identificam 35 índios infectados pela Covid-19 em aldeia de São Miguel

Aqui Agora - https://www.aquiagora.net - 22/06/2020
Pelo menos 35 índios da aldeia Ocoy testaram positivo para Covid-19, em São Miguel do Oeste, no Oeste do Paraná. O Ministério Público Federal montou a força-tarefa para garantir a confiabilidade dos exames, e aplicou testes PCR, com 95% de confiabilidade do diagnóstico.

A força-tarefa é formada pela 1a Vara criminal de São Miguel do Iguaçu, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Administração de São Miguel do Iguaçu, Cime, Sesai, Funai, Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, Unila e Itaipu.

Desde a apuração de casos suspeitos de covid-19 na localidade, um grupo foi formado para garantir a proteção dos indígenas e evitar a propagação da doença.

O MP e a Prefeitura de São Miguel isolaram a reserva. Já os indígenas identificados como positivados para a doença foram remanejados para a escola da aldeia e barracas montadas no local pela prefeitura local.

A Fundação Itaiguapy, que administra o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, está em contato com o pessoal de campo da Unila, para dar o suporte adequado. Testes PCR têm maior confiabilidade para um diagnóstico mais preciso.

Entre outras medidas, além do isolamento da aldeia e proibição de visitas desde sábado (20), estão sendo feitas testagem de todos os integrantes da aldeia e foram colocadas à disposição da comunidade leitos hospitalares.

Também foram discutidas medidas relacionadas às empresas que empregam indígenas da reserva, medidas sanitárias, de saúde e ação social no município.

Apoio de Itaipu

A Itaipu já desenvolve uma ação direta nesta área, o programa Sustentabilidade das Comunidades Indígenas, e fez doação de máscaras e materiais de limpeza no último dia 25 de maio, para a aldeia Ocoy, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas. Na lista de materiais estavam álcool gel, luvas de limpeza, água sanitária, desinfetante, papel higiênico, detergente, entre outros.




https://www.aquiagora.net/noticias/ver/97940/
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Guarani de Ocoy
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.