PF encontra ouro em lixeira durante operação contra garimpo ilegal na Terra Yanomami, em RR

G1 - https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia - 26/11/2020
PF encontra ouro em lixeira durante operação contra garimpo ilegal na Terra Yanomami, em RR
Dupla suspeita de ser responsável pelo garimpo na área indígena possui balsas e maquinário para extração de ouro e, segundo a PF, recrutava e gerenciava garimpeiros e mergulhadores.

Por G1 RR - Boa Vista
26/11/2020

A Polícia Federal começou a cumprir na manhã desta quinta-feira (25) em Roraima três mandados de busca e apreensão contra um trio suspeito de coordenar o garimpo ilegal na Terra Yanomami. Durante as buscas, os agentes encontraram ouro escondido em uma lixeira que estava em um banheiro.
As investigações da PF apontam que uma dupla, suspeita de ser responsável pelo garimpo na área indígena, conta com balsas e um maquinário para extração de ouro na região. Segundo a corporação, eles são responsáveis por recrutar e gerenciar garimpeiros e mergulhadores.

A PF informou ainda, que, além da própria exploração do garimpo na região, os suspeitos seriam responsáveis pela logística e pelo envio de insumos e materiais para viabilizarem o crime de outros garimpeiros da região, como o terceiro suspeito alvo da operação de hoje.
Eles também seriam responsáveis, de acordo com a investigação, por enviar itens como combustíveis, alimentos e equipamentos, dos quais dependem as atividades mineradoras ilícitas.

Investigações desde 2018
De acordo com a PF, as investigações começaram em 2018, quando o Exército abordou dois suspeitos que estavam em um caminhão levando pessoas, mantimentos e materiais às margens do Rio Uraricoera, região de garimpo ilegal.
Os três mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Roraima, após representação da Autoridade Policial e manifestação favorável do Ministério Público Federal.
O nome, Operação Rêmora, faz alusão um peixe que estabelece relação de comensalismo com predadores maiores e mais capazes e sobreviverem graças às sobras alimentares destes, em situação análoga à dependência dos "pequenos" garimpeiros às atividades dos maiores.

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2020/11/26/pf-cumpre-mandados-contra-suspeitos-de-coordenar-garimpo-na-terra-yanomami-em-rr.ghtml
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.