A vida e a luta dos Yanomami na tela do Festival de Berlim

O Globo - https://oglobo.globo.com/podcast/ - 26/02/2021
A vida e a luta dos Yanomami na tela do Festival de Berlim
William Helal Filho relata sua conversa com o líder Davi Kopenawa, que fala sobre a crescente tensão com os garimpeiros, a chegada da Covid e o filme "A Última Floresta", que será apresentado em Berlim na próxima semana

O Globo
26/02/2021

O aumento da pressão na maior Terra indígena do Brasil, a reserva Yanomami, em Roraima, é visível, com a chegada cada vez mais expressiva de garimpeiros ilegais em busca de ouro e outros minerais. Na avaliação do principal líder da etnia, o xamã Davi Kopenawa, a Polícia Federal precisa agir para evitar uma guerra entre forasteiros e indígenas, que também sofrem com a ameaça do novo coronavírus, da malária e com a falta de suporte do governo federal. É nesse contexto que Kopenawa assina o roteiro de "A Última Floresta", filme dirigido por Luiz Bolognesi e selecionado para exibição no Festival Internacional de Cinema de Berlim, que acontece na próxima semana. O filme foi rodado ao longo de cinco semanas na aldeia Watoriki, mas não trata apenas da luta dos Yanomami contra as adversidades. Serve como exemplo da potência do universo da etnia que tenta preservar sua cultura e o conhecimento tradicional. No Ao Ponto desta sexta-feira, o jornalista William Helal Filho conta como foi sua conversa com Davi Kopenawa e apresenta um pouco da história de um dos povos indígenas mais tradicionais do Brasil.

https://oglobo.globo.com/podcast/a-vida-a-luta-dos-yanomami-na-tela-do-festival-de-berlim-1-24900284
Produção Cultural:Cinema, TV, Vídeo

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.