O Assunto #444: Cloroquina para os indígenas

G1 - https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/ - 04/05/2021
O Assunto #444: Cloroquina para os indígenas
A CPI recupera denúncias que vêm desde o ano passado de que a gestão Bolsonaro prescreveu e distribuiu o 'kit-Covid', com medicamentos sem eficácia no tratamento da Covid, para aldeias indígenas na Amazônia.

Renta Lo Prete

As denúncias vêm desde o ano passado, mas agora ganharam visibilidade, e o motivo tem três letras: CPI. A Comissão Parlamentar de Inquérito instalada no Senado vai investigar, apenas nessa seara, 15 potenciais erros da gestão Bolsonaro, entre eles distribuição e prescrição de medicamentos sem eficácia no tratamento da Covid-19. "Um pessoal de Brasília foi à terra yanomami e levou 3 mil quilos de cloroquina", recorda Junior Hekuari Yanomami, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indigenista Yanomami e Ye'kuana, sobre a comitiva oficial que visitou a etnia no meio de 2020. Em entrevista a Renata Lo Prete, ele lembra que, embora o governo tenha mais tarde alegado que o objetivo era tratar malária, a recomendação real era para dar o remédio a qualquer um que apresentasse suspeita de infecção pelo novo coronavírus. "Foi totalmente marketing", diz Junior. Participa também Daniel Biasetto, repórter do jornal O Globo que localizou documentos públicos em Vilhena (RO), distrito responsável por 144 aldeias da Amazônia Legal, orientando explicitamente o tratamento com o chamado "kit covid". Daniel exemplifica com o caso de Aruká Juma, que era o último homem de sua etnia e foi vítima da doença. "Tudo indica que Aruká morreu por negligência no tratamento", diz.

https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2021/05/04/o-assunto-444-cloroquina-para-os-indigenas.ghtml
Índios:Saúde

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.