Governo autoriza uso da Força Nacional na terra indígena Yanomami

A Tarde - https://atarde.uol.com.br/ - 14/06/2021
Governo autoriza uso da Força Nacional na terra indígena Yanomami

Da Redação

O Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Funai (Fundação Nacional do Índio) na Terra Indígena Yanomami.

Publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 14, a portaria busca atender "as atividades e os serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado".

O emprego do contingente foi autorizado por 90 dias, prazo que poderá ser prorrogado, se necessário.

No mês passado, líderes indígenas afirmaram que duas crianças Yanomami, de 1 e 5 anos, foram encontradas mortas na comunidade de Palimiú depois de um ataque armado de garimpeiros contra indígenas, na Terra Indígena Yanomami em Roraima.

Na ocasião, o vice-presidente da Associação Yanomami Hutukara, Dário Vitório Kopenawa Yanomami, enviou nova carta a autoridades, para alertar sobre a insegurança a que a comunidade está submetida e pedir apoio emergencial.

Maior reserva indígena do Brasil, a Terra Indígena Yanomami tem 9,6 milhões de hectares entre os Estados de Roraima e Amazonas, onde vivem mais de 27.000 indígenas espalhados em cerca de 331 comunidades. Essa terra indígena foi homologada em 1992 e a atividade de garimpo nela é ilegal.

Metade da população desse território -um total de 13.889 indígenas- mora em comunidades a menos de 5 quilômetros de uma zona de garimpo, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Socioambiental. A estimativa é que mais de 20.000 garimpeiros entram e saem dos territórios indígenas yanomami sem nenhum controle.

A Tarde - 14/06/2021

https://atarde.uol.com.br/brasil/noticias/2172104-governo-autoriza-uso-da-forca-nacional-na-terra-indigena-yanomami
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.