Incêndio que atingiu terra indígena há 19 dias é extinto após chuva em MT

G1: https://g1.globo.com - 06/10/2021
Uma área de 4.100 hectares de vegetação nativa foi destruída.
O incêndio que atingiu a Terra Indígena Umutina, em Barra do Bugres (MT), há 19 dias, foi extinto após a chuva registrada na região na noite dessa terça-feira (5). Segundo o o Corpo de Bombeiros, até sexta-feira (1o), quando foi feita a última atualização nos dados enviados pelo satélite, uma área de 4.100 hectares de vegetação nativa tinha sido destruída.
Além dos bombeiros, equipes da Força Nacional, Defesa Civil e as brigadas indígenas trabalhavam no combate. Apesar de terem impedido o avanço das chamas, os últimos focos foram apagados somente com a chegada da chuva.
"Foi uma chuva mais espalhada. Antes as chuvas foram mais concentradas e não conseguiram apagar o fogo. Controlamos o incêndio há 2 dias, mas ainda estávamos fazendo o rescaldo, e aí a noite choveu e então conseguimos vencer essa batalha. Agora todos vão para casa descansar", disse o Cacique da aldeia Massepô, Felisberto Cutudonepá.
O incêndio de grandes proporções ainda não tem origem identificada. O território Umutina tem mais de 28 mil hectares onde vivem 500 pessoas.
Na semana passada, indígenas chegaram a se perderem e passaram a noite na mata porque ficaram desorientados já que a estrada aberta para facilitar o avanço das equipes de combate foi destruída pelo incêndio.
Dias após o início do incêndio, crianças e idosos também foram retirados das aldeias onde a concentração de fumaça era maior.
O local é de difícil acesso e, por isso, havia grande dificuldade no combate.

FONTE: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2021/10/06/incendio-que-atingiu-terra-indigena-ha-19-dias-e-extinto-apos-chuva-em-mt.ghtml
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • TI Umutina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.