Operação apreende 89 mil litros de combustíveis em combate ao garimpo ilegal na Terra Yanomami

G1 - https://g1.globo.com/ - 27/12/2021
Uma operação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, apreendeu 89 mil litros de combustíveis. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (27).

A ação também teve o objetivo de extrusão de não indígenas e garimpeiros, além do restabelecimento de Bases de Proteção Etnoambiental. Segundo o MJSP, a operação iniciou em agosto e os números são resultado dos últimos três meses de ações.

Além da apreensão dos combustíveis, a operação também:

- Inutilizou 22 aeronaves;
- Apreendeu 89 aeronaves;
- Fiscalizou 87 pistas de pouso clandestinas;
- Prendeu 38 pessoas envolvidas com crimes ambientais;
- Apreendeu quase 30 mil quilos de minério;
- Apreendeu 850 munições;
- Aprendeu nove embarcações, 10 balsas, 11 veículos e quatro tratores;
- Interditou 22 postos de combustíveis.

"Essa é uma resposta do Governo Federal na proteção dos indígenas e no combate aos crimes ambientais. Isso demonstra que o trabalho integrado das forças e órgãos federais trazem bons resultados", afirma o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

A ação foi realizada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência nacional de Telecomunicações (ANATEL), Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Ministério da Defesa (MD).

Terra Yanomami
Maior reserva indígena do Brasil, a Terra Yanomami tem cerca de 28 mil indígenas que vivem em mais de 370 aldeias, em quase 10 milhões de hectares entre os estados de Roraima e Amazonas e parte da Venezuela.

A área é alvo do garimpo ilegal de ouro desde a década de 1980. Mas, nos últimos anos, essa busca pelo minério se intensificou, causando além de conflitos armados, a degradação da floresta e ameaça a saúde dos indígenas.

A invasão garimpeira causa a contaminação dos rios e degradação da floresta, o que reflete na saúde dos Yanomami, principalmente, crianças que enfrentam a desnutrição por conta do escasseamento dos alimentos.

Fonte: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2021/12/27/operacao-apreende-89-mil-litros-de-combustiveis-em-combate-ao-garimpo-ilegal-na-terra-yanomami.ghtml
Garimpo:Amazônia

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.