Os bastidores do garimpo ilegal: advogada comenta situação dos Yanomamis

Rádio Cultura - https://cultura.uol.com.br/radio/programas/oito-em-ponto/2023/02/02/1310 - 02/02/2023
Os bastidores do garimpo ilegal: advogada comenta situação dos Yanomamis
Crítica, situação do povo indígena é acompanhada por entidades internacionais de direitos humanos

Por Giulio Zoiro*
02/02/2023 10h00

Ouça a entrevista completa: 

Nesta quinta-feira (2), Sergei Cobra conversa com a advogada Juliana Batista, do Instituto Socioambiental. Eles conversam sobre a vida dos indígenas no Brasil. Atualmente, o território Yanomami está sob emergência humanitária, com mortes recorrentes por desnutrição e malária. A água da região, em Roraima, foi contaminada por garimpeiros ilegais com mercúrio, um metal pesado e tóxico.

"Há fortes indícios de que os garimpeiros que desmatam as terras estão envolvidos com organizações criminosas que dominam o tráfico de drogas e o tráfico de armas, inclusive", denuncia a jurista. Sobre a gestão de Jair Bolsonaro (2019-2022) na condução dos problemas enfrentados pelos povos tradicionais, Juliana comenta: "A gente sabe que tem até envolvimento de políticos nisso tudo. Não dá para entender como não fizeram nada".

O programa "8 em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP


https://cultura.uol.com.br/radio/programas/oito-em-ponto/2023/02/02/1310_os-bastidores-do-garimpo-ilegal-advogada-comenta-situacao-dos-yanomamis.html
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.