Em 2021, área de garimpo no Brasil superou o tamanho da cidade de São Paulo

Piauí - https://piaui.folha.uol.com.br/ - 06/02/2023
Em 2021, área de garimpo no Brasil superou o tamanho da cidade de São Paulo

Camille Lichotti
Renata Buono

06/02/2023

A área ocupada por atividades garimpeiras no Brasil bateu recorde em 2021: foram, ao todo, 196 mil hectares - mais que a área total da cidade de São Paulo, a maior capital do país. Esse número subiu ano a ano desde 2019, mas o crescimento mais agudo foi o do garimpo ilegal. Na Terra Indígena Yanomami, que enfrenta hoje uma calamidade, a área ocupada por garimpeiros quadruplicou em apenas um ano, entre 2020 e 2021.

Segundo a análise do MapBiomas, a expansão do garimpo coincide com a invasão de territórios indígenas e unidades de conservação. Nos três primeiros anos do governo Bolsonaro, a atividade garimpeira em terras indígenas bateu recorde - em tamanho e em expansão. De 2011 a 2021, a área de garimpo em terras indígenas sextuplicou: saltou de 3,2 mil hectares para 19,6 mil hectares.

Os números, analisados pelo MapBiomas, são coletados por meio do método deep learning, utilizando imagens de satélite e dados de referência do CPRM (Serviço Geológico Brasileiro), da Ahk Brasilien (Câmara de Comércio e Indústria), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do ISA (Instituto Socioambiental).

https://piaui.folha.uol.com.br/em-2021-area-de-garimpo-no-brasil-superou-o-tamanho-da-cidade-de-sao-paulo/
Garimpo:Impacto Socioambiental

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.