Cacique Raoni participa da exposição 'Xingu: contatos' em SP

CicloVivo - https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/eventos - 03/04/2023
Cacique Raoni participa da exposição 'Xingu: contatos' em SP
Liderança e referência para povos originários no Brasil vai participar de conversa com entrada gratuita no dia 4 de abril, 18h

Por: Redação CicloVivo - 3 de April de 2023

Liderança histórica e referência para povos indígenas brasileiros e para o mundo, o cacique Raoni Metyktire participa de um evento na exposição Xingu: contatos, em cartaz no IMS Paulista. A conversa acontece na próxima terça-feira (4 de abril), às 18h, com entrada gratuita e retirada de senhas 1 hora antes do evento.
Com participação decisiva na formulação da Constituição de 1988, Raoni levou ao mundo inteiro a luta por demarcação de territórios tradicionais, direitos indígenas e preservação das florestas. O ativista também foi um dos representantes da sociedade civil que subiu a rampa do Palácio do Planalto na última posse presidencial.

À frente na bancada, da esquerda para a direita: Teseya Panará, Kanhõc Kayapó, Raoni Mētyktire e Tutu Pombo Kayapó, dentre outros, ocupam auditório da liderança do PMDB nas negociações do capítulo dos indígenas na Constituinte, Brasília, em 1988. Foto: Beto Ricardo | Acervo Instituto Socioambiental

O evento integra a programação de encerramento da mostra Xingu: contatos, em cartaz até 9 de abril no IMS Paulista. Além da conversa com o cacique, serão realizados outros eventos gratuitos vinculados à mostra.
No sábado, dia 8 de abril, Clarice Pankararu, presidente da Associação Indígena SOS Pankararu vai falar sobre "Presenças indígenas na cidade de São Paulo". A ativista conversará com a pesquisadora Márcia Licá sobre os percursos entre a cidade de São Paulo e a aldeia do povo Pankararu em Pernambuco, que tem uma forte comunidade na favela urbanizada Real Parque. Esses dois eventos acontecem no espaço de convivência, no 9 andar do IMS, vinculado à exposição.
Xingu: contatos
Em cartaz desde novembro de 2022, a mostra revisita a trajetória de lutas e resistências do Xingu, primeiro grande território indígena demarcado no Brasil, em 1961. Exibida no 7o e no 8o andar do centro cultural, a exposição apresenta múltiplas narrativas e olhares em torno do território, tendo como destaque a produção audiovisual indígena contemporânea, que tem no Xingu um de seus principais pólos.
O conjunto inclui seis curtas-metragens, feitos especialmente para a exposição, de autoria de Divino Tserewahú, Kamatxi Ikpeng, Kamikia Kisêdjê, Kujãesage Kaiabi, Piratá Waurá e do Coletivo Kuikuro de Cinema.
A mostra traz ainda um trabalho inédito do artista Denilson Baniwa, fotografias produzidas pelos comunicadores indígenas da Rede Xingu +, e um mural, com grafismos alto-xinguanos, criado pelo artista Wally Amaru na empena de um prédio na rua da Consolação. Em diálogo, são exibidos imagens, reportagens e outros documentos produzidos no Xingu por não indígenas desde o final do século 19.
A equipe de curadoria é formada pelo cineasta Takumã Kuikuro, diretor de documentários como As hiper mulheres, pelo jornalista Guilherme Freitas, editor-assistente da serrote, revista de ensaios do IMS, e pela assistente de curadoria Marina Frúgoli.
Programação
Os direitos dos povos originários | Evento com Raoni Metyktire
- 4 de abril, terça, às 18h
- 7o andar
- Entrada gratuita, com lugares limitados.
- Distribuição de senhas 1 hora antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa
Presenças indígenas na cidade de São Paulo | conversa com Clarice Pankararu e Márcia Licá
- 8 de abril, sábado, 10h30 às 12h
- Espaço de convivência, 9 andar
- Entrada gratuita, com lugares limitados
- Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
- Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Exposição Xingu: contatos
- 7o e 8o andar do IMS Paulista
- Visitação: até 9 de abril de 2023
IMS Paulista
- Avenida Paulista, 2424
- São Paulo, SP
- Entrada gratuita
- Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h.

https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/eventos/cacique-raoni-participa-da-exposicao-xingu-contatos-em-sp/
Produção Cultural:Exposições e Debates

Related Protected Areas:

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.