Centro de estudos apresentará resposta à emergência sanitária do povo Yanomami

Fiocruz - https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=noticia/70629 - 16/05/2023
Centro de estudos apresentará resposta à emergência sanitária do povo Yanomami

Por Ensp/Fiocruz

A próxima edição do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ceensp/Ensp/Fiocruz) terá como tema 'Resposta à emergência sanitária do povo Yanomami: o que aprendemos junto com eles'. O Ceensp debaterá e divulgará a situação de emergência sanitária em saúde pública de importância nacional do povo Yanomami, com base em diferentes perspectivas, com a intenção apresentar o aprendizado desse processo, a partir das referências do território indígena. O evento acontecerá na próxima quarta-feira, 17 de maio, às 14h, e será transmitido, ao vivo, pelo canal da Ensp no Youtube e contará com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O debate contará com a participação da coordenadora de Atenção à saúde da Vice-Presidência de Ambiente Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Patrícia Canto Ribeiro; dos pesquisadores do Departamento de Endemias da Ensp, Ana Lucia Pontes e Andrey Moreira Cardoso; do repórter da Radis, Luiz Felipe Ferreira Stevanim, e do geógrafo, membro do Instituto Socioambiental, Estevão Senra. A coordenação do Ceensp será da pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da Ensp, Maria Lucia Cardoso.

Desde o anúncio do Decreto 11.405, de 30 de janeiro de 2023 - que dispõe sobre medidas para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) e de combate ao garimpo ilegal no território Yanomami - as razões da crise foram analisadas sob o prisma da desestruturação da assistência à saúde indígena e a invasão garimpeira, responsável por impactos sanitários, ambientais, socioculturais e econômicos sobre a comunidade, entre outros. "Tivemos uma importante mobilização de diferentes órgãos públicos para responder de maneira efetiva a essa tragédia humanitária vivenciada no território dos Yanomamis", explicou a coordenadora do Ceensp.

Profissionais da Ensp/Fiocruz foram convidados a integrar uma força tarefa junto ao Ministério da Saúde e à Presidência da Fiocruz, por meio da Vice-Presidência de Ambiente Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS). "Desta forma, instituiu-se a sala de situação para monitoramento e organização da resposta institucional. O debate no Ceensp trará esse importante cenário de mobilização institucional e foi organizado pela Vice-Direção de Ambulatórios e Laboratoriais da Escola", destacou a pesquisadora do DCS, Maria Lucia, coordenadora da atividade.

Acompanhe:
https://www.youtube.com/watch?v=4diJsI5gQnU


https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=noticia/70629
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.