PF faz operação contra grupo que desmatou 700 hectares em TI de Rondônia

Revista Cenarium - https://aamazonia.com.br/ - 24/08/2023
PF faz operação contra grupo que desmatou 700 hectares em TI de Rondônia

24 de agosto de 2023 21:08
Iury Lima - Da Revista Cenarium Amazônia

VILHENA (RO) - Uma área do tamanho de 50 estádios do Maracanã, localizado no Rio de Janeiro, foi o rastro de destruição deixado por desmatadores dentro da Terra Indígena (TI) Igarapé-Lage, em Rondônia. O grupo responsável pela exploração ilegal de madeira está, agora, na mira da Polícia Federal (PF), que deflagrou a operação "Oro Oro" na última quarta-feira, 23.
De acordo com a corporação, só o impacto financeiro gerado pelo dano ambiental da retirada de madeira foi estimado em mais de R$ 6,2 milhões. O montante foi calculado "sem considerar o valor de comercialização" da matéria-prima, segundo a polícia.
Ainda segundo as investigações da PF, o grupo criminoso criou um corredor "de ponta a ponta da reserva" para facilitar o deslocamento dentro da mata explorada. Os criminosos também construíram casas e pontes no interior da Terra Indígena (TI). Os agentes destruíram diversas estruturas, especialmente, pontes e cabanas usadas como alojamentos e trajetos estratégicos para escoar a madeira retirada da floresta.
"Tamanha a estrutura de uma das pontes, foi necessário o emprego de explosivo", afirmou a Polícia Federal (PF) em nota. Já a área desmatada, que corresponde a 50 estádios do Maracanã somados, tem quase 700 hectares.
Trabalho escravo
Durante a incursão na reserva, a PF constatou ainda que adolescentes eram obrigados a trabalhar no extrativismo irregular em situação análoga à escravidão. Eles eram mantidos nas proximidades e levados, diariamente, para trabalhar no local, afirmou a polícia.
A operação contou com mais de 50 agentes, entre policiais federais, servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), do Exército Brasileiro e do Conselho Tutelar.
TI Igarapé-Lage
Localizada entre os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, no interior de Rondônia, a TI Igarapé-Lage tem mais de 100 mil hectares, segundo as contas do Instituto Socioambiental (Isa). O território, lar de quase 800 indígenas da etnia Wari', foi homologado em 1981 pela Funai.
Editado por Pricila de Assis
Revisado por Adriana Gonzaga

https://aamazonia.com.br/pf-faz-operacao-contra-grupo-que-desmatou-700-hectares-em-ti-de-rondonia/
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Igarapé Lage
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.