Pesquisadores lançam em Manaus pesquisa inédita sobre infância indígena na Amazônia

Correio da Manhã - https://www.correiodamanha.com.br - 21/02/2024
A Força Nacional de Segurança Pública foi autorizada a permanecer na Terra Indígena Sararé, em Mato Grosso, em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), por mais 90 dias. De acordo com a Funai, a presença dos agentes na região viabiliza a realização da Operação Sararé, com ações de fiscalização e de segurança, por meio da integração com os órgãos indigenistas, polícia ambiental e as forças de segurança e judiciária. Localizada nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista D'Oeste e Nova Lacerda, o território, que possui 67.420 hectares, é homologado desde 1985. A exploração mineral na região é antiga, o que torna a terra alvo de atividades do garimpo ilegal desde 1990. Além da fiscalização direta, a Funai mantém um Centro de Monitoramento Remoto, que visualiza os territórios por imagens de satélites, pelo qual pôde observar um crescimento da exploração irregular em 2023.

https://www.correiodamanha.com.br/colunistas/fernando-molica/2024/02/116444-forca-nacional-fica-em-terra-indigena-do-mato-grosso.html
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Sararé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.