Mercúrio apreendido tinha como destino garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé

Mídia Jur - https://www.midiajur.com.br - 27/02/2024
O passageiro e o suposto dono do mercúrio foram presos e encaminhados para PF, em Cáceres.

Os dois suspeitos detidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e presos pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (27), transportavam aproximadamente 100 quilos de mercúrio destinados para o abastecimento de garimpos ilegais na região da Terra Indígena Sararé, no município de Pontes e Lacerda.

Segundo a PRF, em abordagem a um automóvel Polo, no km 294, da BR-174, na noite desta segunda-feira (26), os agentes abordaram um motorista e localizaram, no interior do veículo, cinco sacos de pano que escondiam recipientes abastecidos de mercúrio, sem a nota fiscal de procedência.
Conforme depoimento, o metal pertencia ao passageiro do carro de aplicativo contratado para a viagem de Ariquemes (RO) para Pontes e Lacerda, onde a PRF acompanhou e efetuou a prisão do destinatário, que declarou ter adquirido o mercúrio em Porto Velho (RO) por um valor de R$ 30 mil e que comercializaria em Pontes e Lacerda.
PRF apreende 100 kg de mercúrio e prende proprietário

O passageiro e o suposto dono do mercúrio foram presos e encaminhados para PF, em Cáceres, que deu início às investigações.

Após prestar depoimento à Polícia Federal, o motorista de aplicativo foi liberado por não haver indício de participação no crime. Os dois presos foram autuados pelos crimes do art. 334-A, § 1o, V, do Código Penal, importar ou exportar mercadoria proibida, e art. 56 da Lei 9.605/98, abandono de produtos ou substâncias nuclear ou radioativa, cujas penas somadas podem chegar a nove anos de reclusão.

A Polícia Federal prosseguirá com as apurações visando a maiores informações sobre a origem do mercúrio apreendido, bem como à identificação de outros envolvidos no esquema criminoso.

(Com assessoria)

https://www.midiajur.com.br/geral/mercurio-apreendido-tinha-como-destino-garimpo-ilegal-na-terra-indigena-sarare/55673
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Sararé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.