Fogo destrói Casa de Reza Indígena em Caarapó e lideranças apontam 'incêndio criminoso'

Correio do Estado - correiodoestado.com.br - 22/02/2024
O monumento visitado pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, seria inaugurado no dia 14 de junho de 2024, como símbolo histórico do povo Guarani Kaiowá

Um incêndio destruiu uma casa de reza indígena em Caarapó nesta quinta-feira (22), municipio distante 280 quilômetros de Campo Grande. O local havia visitado pela ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara em novembro de 2023, e depois de passar por uma reforma, teria suas obras inauguradas em junho próximo.

O monumento, tratado como "símbolo imaterial do povo guarani-kaiowá" era alvo de ameaças de incêndio. A suspeita é de que o incêndio seja criminoso.

O integrante da comissão de lideranças Tenõ'detá, Laurentino Garcia, relatou que o grupo planeja uma visita à Caarapó neste domingo (25), onde discutirão a situação do incêndio que atingiu a casa de reza em Cunhomi.

"Estamos em contato com o líder Simão, que está em Brasília, sobre o incidente. Teremos atualizações a partir do domingo à tarde. Mas, ficamos sabendo que essa casa de reza já estava ameaçada de ser queimada", comenta.

Por meio das redes sociais, a Aty Guasu lamentou o ocorrido, descrevendo não apenas a perda material, mas também o impacto profundo nos corações e na identidade do povo Guarani Kaiowá.

Nos comentários, a população se comoveu com a destruição causada pelo fogo e cobram das autoridades que uma investigação seja feita entre outras medidas de políticas públicas que protejam os direitos dos povos originários. "Quando o governo vai tomar atitudes sérias para defender os nossos indígenas?" questionou uma internauta, "Uma lástima! Força ao povo Guarani Kaiowa" lamentou outro. "Não sei até quando suportaremos isso", desabafou outro usuário.

Nossa equipe de reportagem procurou o Ministérios do Povos Indígenas, bem como a ministra Sônia Guajajara, mas até o fechamento desta matéria não tivemos retorno.

Sobre a casa de reza
A inauguração da casa de reza estava prevista para o dia 14 de junho, data que também marca o assassinato do agente de saúde Clodiodi Aquileu Rodrigues, em 2016. Conforme a Aty Guassu, o local sagrado deveria ser um símbolo de resistência e renovação para a comunidade, mas acabou sendo consumido pelas chamas antes mesmo de ser oficialmente aberto.

A área onde a casa de reza estava localizada, conhecida historicamente como Yvu e agora denominada tekoha kunumi, está no centro de uma longa luta pela demarcação de terras indígenas.

https://correiodoestado.com.br/cidades/um-golpe-a-identidade-cultural-incendio-destroi-casa-de-reza-indigena/426808/
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Dourados-Amambaipeguá I
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.