Reserva indígena federal em MS é 1ª a iniciar vacinação em massa contra dengue no Brasil; veja vídeo

G1 - g1.globo.com - 24/02/2024
Imunização na reserva dependia de autorização do governo federal. A vacinação começou neste sábado (24) e movimentou as aldeias da 2ª maior cidade de Mato Grosso do Sul. Filas foram registradas.

Indígenas Terena, Guarani e Guarani-Kaiowá formaram extensas filas para receberem o imunizante contra a dengue, neste sábado (25), em Dourados (MS). A vacinação em massa contra a doença começou na cidade no início do ano. Entretanto, a imunização para indígenas nas reserva federal do município dependia de aval do Ministério da Saúde para ser iniciada. Veja o vídeo acima.

A reserva federal, em Dourados, é a primeira do Brasil a receber a vacina contra dengue em larga escala. Era bem cedo quando as filas pelo imunizantes começaram a se formar. As primeiras doses da vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda, foram aplicadas por volta das 8h.

O gerente de imunização de Dourados explicou que a expectativa é vacinar cerca de 16 mil indígenas que se dividem entre as aldeias Bororó e Jaguapiru.

"O planejamento do trabalho foi grande. Por se tratar de um território federal, precisávamos esperar a burocracia. Iniciamos a campanha de imunização, que é a 1ª campanha de larga escala em comunidade indígena e vivendo em terra indígena. A vacinação é super importante!", explicou o gerente.

No início do dia, cerca de 200 pessoas já esperavam pelo imunizante. A vacinação foi concentrada na escola municipal Indígena Tengatuí. A ação segue neste sábado até 15h (horário local). Neste primeiro dia, mais de 2 mil pessoas são esperadas para receberem a 1ª dose da vacina.

Além das crianças de 10 a 11 anos que já estão no calendário de vacinação, o imunizante passa a ser distribuído a todos os moradores da reserva federal.

O estudante Rafael Gustavo foi o primeiro a receber a dose. No rosto, a alegria era vista. "Estou muito feliz de receber a primeira dose. Sensação de alívio e cuidado. Quanto mais eu me cuidar, melhor!", declarou.


https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2024/02/24/reserva-indigena-federal-em-ms-e-1a-a-iniciar-vacinacao-em-massa-contra-dengue-no-brasil-filas-sao-registradas.ghtml
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Dourados
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.