Reserva de Dourados é a 1ª do país a vacinar indígenas contra a dengue

Primeira Página - primeirapagina.com.br - 24/02/2024
A expectativa é que dois mil indígenas sejam vacinados neste sábado (24)

Precursora na vacinação contra a dengue, Dourados, atingiu um novo marco neste sábado (25). A reserva indígena da cidade é a primeira do Brasil a imunizar a população indígena contra dengue em larga escala.

Desde as primeiras horas da manhã indígenas das etnias Terena, Guarani e Guarani-Kaiowá formaram filas extensas para receberem o imunizante. As primeiras doses foram aplicadas por volta das 8h, na escola municipal Indígena Tengatuí.

Cerca de 16 mil indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru devem ser imunizados contra a doença, explica o gerente de imunização de Dourados, Edvan Marcelo Marques.

"O planejamento do trabalho foi grande. Por se tratar de um território federal, precisávamos esperar a burocracia. Iniciamos a campanha de imunização, que é a 1ª campanha de larga escala em comunidade indígena e vivendo em terra indígena. A vacinação é super importante!".

Edvan Marcelo Marques, gerente de imunização.

A expectativa é que dois mil indígenas sejam vacinados neste sábado (24). Cinco equipes, compostas por 30 servidores do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), se revezaram no atendimento ao público.

Além das crianças de 10 a 11 anos que já estão no calendário de vacinação, o imunizante passou a ser distribuído a todos os moradores da reserva federal indígena de Dourados.

O estudante Rafael Gustavo foi o primeiro a receber a dose. No rosto, a alegria era vista.

"Estou muito feliz de receber a primeira dose. Sensação de alívio e cuidado. Quanto mais eu me cuidar, melhor!".

Rafael Gustavo, estudante.

O município de Dourados foi o primeiro a iniciar a vacinação contra a dengue no país e é o único que realiza vacinação em massa com a Qdenga e tem a garantia de receber doses para imunizar até 150 mil pessoas. Aproximadamente 30 mil pessoas já tomaram a primeira dose da vacina na cidade.


https://primeirapagina.com.br/saude/reserva-de-dourados-e-a-1a-do-pais-a-vacinar-indigenas-contra-a-dengue/
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Dourados
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.